Perdi o prazo para regularizar título de eleitor: o que eu faço agora?

Terminou na última segunda-feira (19) o prazo para regularizar o título de eleitor. Quem deixou de votar, não justificou e não pagou a multa referente à ausência nas três últimas eleições consecutivas terá o documento cancelado.

A pessoa que perdeu o prazo e teve o título cancelado, pode regularizar a situação acessando o “Autoatendimento”, disponível na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Vá até a opção “Regularize seu título eleitoral cancelado”. Preencha o formulário e envie os documentos solicitados.

Anote o número de protocolo e acompanhe o andamento também pelo Autoatendimento Eleitoral, na opção “Acompanhe uma solicitação”.

A regularização do título eleitoral é fundamental para o pleno exercício da cidadania. Com a situação irregular, além de não poder votar nem se candidatar a uma eleição, os eleitores ficam impedidos de:

  • inscrever-se em concurso ou tomar posse em cargo público;
  • obter carteira de identidade ou passaporte;
  • renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficiais ou fiscalizados pelo governo;
  • receber salário ou proventos de cargo público, ou em entidades ligadas ao governo;
  • participar de concorrência pública ou administrativa da União em todos os entes federados;
  • e realizar qualquer ato que exija quitação do serviço militar ou do imposto de renda.

O cancelamento não se aplica às pessoas para as quais o voto é facultativo: menores de 18 anos; maiores de 70 anos; pessoas não alfabetizadas; e pessoas com deficiência que comprovem dificuldade extrema para votar.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Perdi o prazo para regularizar título de eleitor: o que eu faço agora? no site CNN Brasil.

“Covarde”, Bocalom manda instalar o Centro Pop na madrugada e bota a polícia para afastar moradores da Baixada

O prefeito Tião Bocalom e o secretário João marcos Luz autorizaram a instalação do novo Centro Pop durante a madrugada dessa quarta-feira, quando os...

Líder religioso é indiciado por estupro e violência sexual em MG

Um pastor de uma igreja no bairro Jardim Vitória, na região nordeste de Belo Horizonte, foi indiciado seis vezes por estupro, cinco vezes por...

Ator cômico George Wendt, da série “Cheers”, morre aos 76 anos

O ator cômico George Wendt, mais conhecido por seu papel coadjuvante indicado ao Emmy Norm no seriado “Cheers”, morreu na terça-feira (20) em Los...