“O Agente Secreto” leva dois prêmios para o Brasil antes do encerramento de Cannes

“O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, já garantiu duas premiações para o cinema brasileiro neste sábado (24/5). O filme foi laureado com o Prêmio da Crítica e Prêmio do Cinema e Arte e ainda concorre à Palma de Ouro de Cannes, maior prêmio do festival. Mesmo após um apagão na região sul da França, a cerimônia de premiação continua confirmada para o início desta tarde.

O filme, que estreou em Cannes no último domingo (18/5), foi aplaudido pelos espectadores do festival por mais de 10 minutos e depois conquistou a crítica especializada. Atualmente, “O Agente Secreto” tem 100% de aprovação na plataforma “Rotten Tomatoes” e, segundo o britânico The Guardian, é um dos principais concorrentes para a Palma de Ouro.

Veja as fotos

O Agente Secreto em Cannes (Reprodução/Instagram)
O Agente Secreto em Cannes (Reprodução/Instagram)O Agente Secreto em Cannes (Reprodução/Instagram)
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Divulgação
Divulgação
Reprodução/Instagram
Wagner Moura em “O Agente Secreto”Reprodução/Instagram
Divulgação
Wagner Moura em O Agente SecretoDivulgação
Reprodução Instagram
Atriz Maria Fernanda Cândido interpreta a personagem Elza no filme “O Agente Secreto”Reprodução Instagram
Reprodução/Instagram
Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura no set de “O Agente Secreto”Reprodução/Instagram
Divulgação
Divulgação

O primeiro prêmio foi concedido pela Federação Internacional de Críticos de Cinema, que escolhe o melhor filme dentro da seleção oficial do festival; já o segundo é dado pelos exibidores independentes.

“Escolhemos um filme que tem uma generosidade romanística e épica; um filme que permite digressão, diversão, humor e caráter para evocar um tempo e lugar e uma história rica, estranha e profundamente preocupante de corrupção e opressão. Um filme que faz suas próprias regras, que é pessoal, mas universal, que leva seu tempo e mergulha você em um mundo – o mundo do Brasil governado pelos militares em 1977 e o mundo das pessoas boas em tempos ruins.”, disse o diretor Kleber Mendonça a Federação de Críticos.

Na trama, ambientada em 1977 durante a Ditadura Militar, acompanhamos Marcelo, interpretado por Wagner Moura, um especialista em tecnologia que volta a Recife em busca do filho depois de anos fugindo de um passado coberto por mistério e violência.

No caminho, Marcelo se depara com uma misteriosa e influente mulher que comanda uma rede de apoio a pessoas perseguidas pelo regime militar, interpretada pela aclamada Maria Fernanda Cândido. Gabriel Leone, protagonista de “Senna” da Netflix, também está no elenco e será o provável vilão da trama.

“O Agente Secreto” ainda não tem data de estreia no Brasil, mas já garantiu os direitos de distribuição nos EUA e Canadá pela Neon, dos vencedores do Oscar Parasita (2019) e Anora (2024). O filme rodará também no Reino Unido, Irlanda, Índia e América Latina pela Mubi. Nacionalmente, o filme será distribuído pela Vitrine.



Fonte: Portal LEODIAS

Vestibular ITA 2026: inscrições terminam neste domingo (20)

Após prorrogação de uma semana, o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) encerra neste domingo (20) o prazo de inscrições para o vestibular 2026, que devem...

CNU 2025: inscrições para o “Enem dos Concursos” terminam neste domingo

As inscrições para a edição 2025 do CNU (Concurso Nacional Unificado), popularmente conhecido como “Enem dos Concursos”, terminam às 23h59 deste domingo (20). Os...

“A gente precisava dessa vitória”, diz Luciano depois do Majestoso

Luciano foi o grande protagonista da vitória do São Paulo por 2 a 0 sobre o Corinthians, neste sábado (19), no MorumBIS. Autor dos dois...