Campeonato Argentino terá campeão inédito ou quebra de jejum histórico

Huracán e Platense se enfrentam no próximo domingo (1º), no Estádio Único Madre de Ciudades, em Santiago del Estero, pela final do Campeonato Argentino. Uma decisão que poderá coroar um campeão inédito ou colocar fim a um jejum de mais de 50 anos.

Fundado em 1905, o Platense nunca conquistou um título de primeira divisão. Em mais de um século de história, o Calamar disputou três finais na elite nacional e ficou com o vice-campeonato em todas.

Uma delas, inclusive, foi contra o próprio Huracán. As equipes se enfrentaram pela decisão da Copa Adrián Escobar, uma competição organizada pela AFA (Associação do Futebol Argentino) entre 1939 e 1949.

Após empate por 0 a 0, o Globo foi declarado campeão por um critério de desempate no mínimo curioso: obteve mais escanteios que o Platense (4 a 1) e ficou com a taça.

Já o Huracán, fundado em 1908, tem cinco títulos do Campeonato Argentino, mas somente um deles na era profissional.

Em 1973, o clube de Parque Patricios deixou o Boca Juniors para trás e se consagrou campeão do Metropolitano sob o comando do técnico César Luis Menotti, que mais tarde levaria a Argentina ao seu primeiro título da Copa do Mundo, em 1978.

De lá para cá, o Globo chegou perto de levantar a taça em quatro oportunidades, terminando com o vice em 1975, 1976, 1994 e 2009.

No próximo domingo, em Santiago del Estero, o futebol argentino escreverá mais uma página de sua história. Resta saber quem será o responsável por escrevê-la: o Platense campeón pela primeira vez ou o Huracán voltando a soltar o grito entalado há cinco décadas.

Bancos dos EUA aguardam apoio antes de avançarem com criptomoedas

Os grandes bancos dos Estados Unidos estão discutindo internamente sobre a expansão de seus negócios com criptomoedas, aguardando um endosso mais decisivo de órgãos...

“Vitória”, filme com Fernanda Montenegro, ganha data no streaming; confira

Protagonizado por Fernanda Montenegro, o filme “Vitória” ganhou data de estreia no catálogo do Globoplay, e acontecerá no dia 19 de junho. A informação foi...

Bobadilla pode ter fugido de flagrante em caso de racismo, acredita polícia

A Polícia Civil, que investiga Damián Bobadilla, jogador do São Paulo Futebol Clube, acusado de xenofobia contra um jogador venezuelano do Talleres, acredita que o atleta...