Suco anti-inflamatório melhora a digestão e auxilia na perda de peso

Para quem busca melhorar a saúde de forma natural, os sucos são sempre uma boa alternativa. Com propriedades anti-inflamatórias e digestivas, o gengibre não pode ficar de fora quando o assunto é o preparo de bebidas nutritivas. Seus vários benefícios melhoram a saúde digestiva e ainda auxiliam na perda de peso.

Leia também

Como o gengibre é rico em nutrientes como cobre, magnésio, potássio e vitamina B6, a bebida é uma ótima opção para estar presente em uma rotina alimentar saudável.

“Além de ser termogênico, o gengibre possui propriedades analgésicas, anticoagulantes, antibactericidas, antioxidantes, anti-inflamatórias, antieméticas (contra vômitos), desintoxicantes, digestivas, diuréticas e vasodilatadoras”, explicou a nutricionista Letícia Lenzi, de Santa Catarina, em entrevista anterior ao Metrópoles.

Além de melhorar condições digestivas e auxiliar na perda de peso, os compostos bioativos do suco de gengibre são bons aliados para aliviar dores musculares e cólicas menstruais, além de combater infecções. Para maximizar seus efeitos, a bebida deve ser consumida junto com uma boa rotina alimentar e a prática regular de exercícios físicos.

Como o suco de gengibre melhora a saúde digestiva

O suco de gengibre pode ser usado para aliviar desconfortos gastrointestinais, como indigestão, azia, flatulência e cólicas abdominais. As propriedades anti-inflamatórias do alimento ajudam a acalmar o estômago e promover uma digestão saudável.

“A raiz pode estimular a produção de enzimas digestivas, o que melhora a quebra de alimentos e a absorção de nutrientes no trato gastrointestinal e pode ajudar a aliviar sintomas de indigestão, além de melhorar a eficiência da digestão”, ensinou a nutricionista esportiva Rayanne Marques, da Clínica Aesthesis, em Brasília, em entrevista anterior ao Metrópoles.

Em relação à perda de peso, a ação é promovida pelo gingerol e shogaol, compostos bioativos do gengibre que estimulam a termogênese, aumentando o gasto energético. Esse processo acelera o metabolismo, fazendo o corpo usar as reservas de gordura para se manter com energia — um efeito colateral é a redução de medidas.

No entanto, apesar dos benefícios, o suco de gengibre deve ser consumido com cuidado em certas situações. A ação estimulante da bebida pode causar irritação intestinal no caso de uso regular, sendo contraindicada para crianças com menos de 6 anos e pessoas alérgicas. Gestantes e lactantes devem procurar um profissional antes da ingestão do suco.

Imagem colorida de suco de gengibre - Metrópoles Suco de gengibre pode ajudar na perda de peso

Como preparar o suco de gengibre

Ingredientes:

  • 4 a 5 rodelas de gengibre;
  • 500 ml de água gelada;
  • Suco de 1 limão;
  • 1 a 2 colheres de sopa de mel ou açúcar;
  • Gelo a gosto.

Modo de preparo:

Corte o gengibre em pedaços pequenos. Coloque o gengibre, a água, o suco de limão e o açúcar (ou mel) no liquidificador. Bata tudo por cerca de 1 minuto. Se quiser, coe. Sirva com gelo.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Felipe Simas elogia esposa por priorizar a família: “Tenho muito orgulho dela”

Durante participação no “Encontro” nesta quarta-feira (16/7) o ator Felipe Simas comentou sobre a escolha de sua esposa, a jornalista Mariana Uhlmann, de deixar...

Após dar à luz, mãe é diagnosticada com doença que “incendeia” a pele

Um momento que deveria ser de felicidade acabou se tornando o início de um pesadelo na vida da britânica Rachel Bradford, de 30 anos....

Cérebro afiado? Estudo aponta que dieta rica em cobre pode ajudar

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Médica de Hebei, na China, indica que o cobre presente nos alimentos pode ter um papel importante...