Inelegível, Zambelli transfere redes e lança mãe e filho à política

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) resolveu “transferir” seus perfis nas redes sociais para a mãe e lançá-la à política, sob o argumento de que há um “cenário de perseguição”.

Zambelli anunciou que Rita, sua mãe, é sua pré-candidata à Câmara dos Deputados em 2026. Além dela, João, seu filho, também foi colocado como pré-candidato a vereador de São Paulo em 2028.

“Justamente para dar continuidade a essa luta que é de toda nossa família e de milhões de brasileiros que se recusam a se curvar diante do autoritarismo”, afirmou Zambelli em nota publicada nas redes, nesta sexta-feira (30).

Em 2022, Zambelli foi reeleita deputada com a segunda maior votação de São Paulo (946,2 mil votos), atrás de Guilherme Boulos (PSOL; 1 milhão) e à frente de Eduardo Bolsonaro (PL; 741,7 mil).

Em meados do mês, Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de prisão por invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserção de documentos falsos.

A Primeira Turma do STF também determinou a perda do mandato. A defesa apresentou embargos de declaração contra a decisão, um recurso que não altera a condenação, mas a adia o trânsito em julgado do processo.

O Plenário do STF também já tem maioria para condenar Zambelli pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, com pena de 5 anos e três meses de prisão. Um pedido de vista, porém, adia a conclusão do processo.

Na Justiça Eleitoral, Zambelli também foi condenada, em segunda instância, à inelegibilidade e à perda do mandato. Há recurso em andamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

“Caso se confirme minha inelegibilidade, há o risco de que tentem me silenciar, inclusive nas redes”, afirmou Zambelli na nota publicada nesta quinta.

“E, como minha mãe sempre foi ativa, firme e atuante, tomei essa decisão de forma transparente, responsável e absolutamente legítima”, acrescentou.

Na família, Carla já conta com o irmão Bruno (PL-SP) atuando como deputado estadual. Ele foi o quarto mais votado em 2022 em São Paulo, com 235,3 mil votos.

Lula diz que acordo é possível, mas não será fechado em reunião com Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que está confiante na possibilidade de conseguir fechar um acordo para solucionar a crise tarifária com...

Lula comenta tensões no Caribe e defende respeito à constituição dos países

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na madrugada desta sexta-feira (24), que o combate ao narcotráfico deve ocorrer dentro da lei...

Andreas Pereira comenta pênalti em LDU x Palmeiras e pede “jogo perfeito”

O Palmeiras sofreu um duro golpe na ida da semifinal da Copa Libertadores 2025 ao perder por 3 a 0 para a LDU Quito,...