Embarcação usada para tráfico de cocaína à Europa é apreendida no Pará

A Polícia Federal (PF), em ação conjunta com a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Marinha do Brasil, apreendeu uma embarcação semissubmersível que seria usada para o tráfico de cocaína à Europa. O caso ocorreu neste sábado (31), na Ilha do Marajó, localizada no Pará.

Segundo a PF, a operação ocorre em resposta às investigações relacionadas à uma embarcação similar nas águas de Portugal, que aconteceu em março de 2025. “As investigações apontaram que ambos os equipamentos foram fabricados na mesma região do Pará, com a finalidade de viabilizar o tráfico transatlântico de entorpecentes”, diz a Polícia.

Esta é a primeira vez na história que a Polícia Federal apreende uma embarcação semissubmersível. Para a Polícia Federal, isso mostra uma tentativa de diversificação dos meios utilizados pelas organizações criminosas para o tráfico internacional de drogas. Veja vídeo da embarcação:

De acordo com a corporação, a identificação e localização da embarcação foram possíveis por conta da troca de informações de inteligência, em cooperação internacional, com destaque para a colaboração da Polícia Nacional da Espanha, da Polícia Judiciária de Portugal e da Drug Enforcement Administration (DEA) dos Estados Unidos.

Os órgãos atuam de forma coordenada com a Polícia Federal no enfrentamento às organizações criminosas transnacionais envolvidas no tráfico internacional.

PF faz operação contra prefeito de São Bernardo do Campo (SP)

A PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (14), uma operação batizada de “Estafeta”, para apurar supostos crimes de corrupção e lavagem de...

“Golpe do novo contato”: operação cumpre mandados em cinco estados e no DF

Uma operação coordenada pela Polícia Civil de Goiás, com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi deflagrada nesta quinta-feira (14) para desarticular...

Ucrânia garante US$ 1,5 bilhão da Europa para comprar armas dos EUA

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta quinta-feira (14) que Kiev já havia garantido US$ 1,5 bilhão de aliados europeus para a compra...