Governo está desalinhado com prioridades do país, diz economista

O economista Rodrigo Zeidan, professor da New York University Shanghai e da Fundação Dom Cabral (FDC), fez uma análise crítica sobre o atual cenário político brasileiro durante o WW Especial, que foi exibido no domingo (1º), destacando o que ele considera ser um desalinhamento entre o governo e as prioridades do país.

Zeidan comparou os diferentes mandatos do governo Lula, ressaltando que o primeiro mandato, assim como o primeiro de Fernando Henrique Cardoso, trouxe mudanças significativas para o Brasil. “O Lula 1 governou, fez acordo político”, afirmou o economista, lembrando de reformas importantes como o Bolsa Família e a Lei de Falências.

Desafios da governabilidade

O professor enfatizou a complexidade de governar o Brasil, citando a diversidade do Congresso e a necessidade de tecer alianças políticas para aprovar reformas, independentemente de sua orientação ideológica. “Governar é bastante difícil. A gente tem um congresso, tem dezenas de partidos e fazer aliança e tecer acordos políticos para passar reformas, seja de esquerda, de direita, qualquer tipo de reformas, é bastante difícil”, explicou.

Contudo, Zeidan expressou preocupação com o que percebe como uma “falta de vontade de governar” no atual mandato de Lula. O especialista criticou o foco em questões que considera menos relevantes, como discussões sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). “A gente está, no momento, numa questão sobre IOF, cara, IOF é dos impostos menos relevantes dentro de toda a economia brasileira”, argumentou.

O economista concluiu sua análise ressaltando a necessidade de o governo se alinhar com as prioridades do país e buscar reformas mais profundas. “Você vê o quanto que o governo está desalinhado com as prioridades do país, do que deveria estar fazendo de reformas profundas para talvez, quem sabe, trazer o Brasil para o século XXI, que eu acho que a gente ainda não chegou”, finalizou Zeidan, sugerindo que o país ainda precisa de mudanças significativas para se modernizar.

WW Especial

Apresentado por William Waack, programa é exibido aos domingos, às 22h, em todas as plataformas da CNN Brasil.

Existe um problema estrutural na economia do mundo, diz professor

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Brasileirão pode ter seis times com gramado sintético em 2026; entenda

A Série A do Brasileirão em 2026 pode ver dobrar — de três para seis — o número de clubes adeptos dos gramados sintéticos...

Nanomedicina turbina quimioterapia 20 mil vezes e reduz efeitos colaterais

Em uma época de grandes avanços tecnológicos na medicina, um dilema continua assombrando a quimioterapia e seus pacientes: a sua falta de especificidade. “Os...

Especialista: Custo de vida nos EUA é o maior desafio dos republicanos hoje

Durante sua participação no WW, Clifford Young, presidente da Ipsos nos Estados Unidos, afirmou que o custo de vida tem se revelado como a...