Canadá convida Índia para G7, apesar da tensão entre os dois países

O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, convidou Narendra Modi, premiê indiano, para a próxima cúpula do G7, grupo das sete mairoes economias mundiais, durante uma ligação telefônica na sexta-feira (6). Os dois países buscam reconstruir os laços após o esfriamento nas relações nos últimos dois anos.

Segundo um comunicado do gabinete de Carney, os líderes concordaram em manter contato e demonstraram expectativa de se encontrarem na cúpula do G7, que ocorrerá ainda este mês.

A Índia não é membro do G7, mas pode ser convidada como país observador para o encontro anual, que neste ano será realizado em Kananaskis, na província canadense de Alberta, de 15 a 17 de junho.

“Fiquei feliz em receber uma ligação do primeiro-ministro (Carney)… agradeci a ele pelo convite para a cúpula do G7”, escreveu Modi em uma postagem na rede X.

Modi também afirmou na postagem de sexta-feira que Índia e Canadá trabalharão juntas “com renovado vigor, guiadas pelo respeito mútuo e interesses comuns”.

Os laços bilaterais se deterioraram depois que o Canadá acusou a Índia de envolvimento no assassinato de um líder separatista Sikh e de tentar interferir em duas eleições recentes.

Em outubro de 2024, o Canadá expulsou vários diplomatas e funcionários consulares indianos após vinculá-los ao assassinato e alegar um esforço mais amplo para atingir dissidentes indianos no país.

Nova Délhi negou as acusações e respondeu com a expulsão de um número equivalente de diplomatas canadenses.

Fernanda Torres lamenta morte da sogra: “Uma mulher impressionante”

Fernanda Torres usou as redes sociais neste domingo (17/8) para lamentar a morte da sogra, Irina Popow. Mãe do marido da atriz, o diretor...

Igor Jesus tem estreia discreta na Premier League; saiba como foi

Igor Jesus fez seu primeiro jogo oficial pelo Nottingham Forest na manhã deste domingo (17). O atacante entrou em campo na vitória sobre o Brentford,...

Morte de Silvio Santos completa 1 ano: o que mudou no SBT?

Há um ano, o Brasil acompanhava a morte de Silvio Santos, considerado um dos maiores comunicadores do país, aos 93 anos, em decorrência de...