Estudo revela que dietas de baixa caloria podem elevar risco de depressão

Quem nunca se sentiu “para baixo” durante uma dieta? Agora a ciência confirma: um estudo publicado pela revista “BMJ Nutrition Prevention & Health”, com dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição dos Estados Unidos, revelou uma associação entre sintomas de depressão e dietas mais restritivas, especialmente aquelas com baixa ingestão de calorias ou nutrientes.

Entre 2007 e 2018, pesquisadores analisaram os hábitos alimentares e sinais de depressão em mais de 28 mil adultos americanos. Os participantes responderam a um questionário de saúde mental e o resultado mostrou que quem seguia dietas com pouca caloria ou com restrição de nutrientes apresentava níveis mais altos de “sofrimento emocional e físico”.

Veja as fotos

Reprodução
Dieta CarnívoraReprodução
Reprodução
Reprodução
Foto/Pexels
Estudo sobre dietas de baixa caloriaFoto/Pexels

Cerca de 8% das pessoas que seguiam dietas restritivas relataram sintomas de depressão. O número pode parecer pequeno, mas já indica uma ligação. O estudo também mostrou que pessoas com sobrepeso ou obesidade tiveram sintomas mais fortes após esse tipo de dieta, especialmente os homens, que apresentaram mais sinais do que as mulheres.

Para completar, o estudo também analisou os tipos de sintomas: quem seguia dietas com poucas calorias apresentou mais sinais emocionais, como tristeza, desânimo e falta de prazer nas atividades. Já os que restringiam nutrientes relataram mais sintomas físicos, como dores no corpo, cansaço e preocupação excessiva com a saúde.

Em resumo, a maioria dos participantes do estudo não seguia nenhuma dieta, mas entre aqueles que adotavam restrições alimentares, especialmente os que estavam acima do peso, os sintomas de depressão foram mais frequentes. Além disso, o tipo de dieta também influenciou nos efeitos e reforçou a importância de buscar orientação profissional. 



Fonte: Portal LEODIAS

Férias atípicas: como crianças autistas podem seguir rotina sem escola

Para uma pessoa neurodivergente, é fundamental manter uma rotina planejada para diminuir o risco de crises. Essa preocupação é ainda maior para as crianças...

Ginecologistas explicam o que realmente funciona para TPM intensa

A tensão pré-menstrual (TPM) é um conjunto de sintomas físicos e emocionais que ocorrem nos dias que antecedem a menstruação e geralmente acabam com...

Morre Haroldo Costa, ícone do teatro e da TV, aos 95 anos

Haroldo Costa, considerado um ícone do teatro e da TV brasileira, morreu aos 95 anos neste sábado (13). A informação foi confirmada pela família...