Tucanos aceleram diálogo para federação após encerrar fusão com Podemos

Depois de o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) anunciar que interrompeu as negociações para a fusão com o Podemos, os tucanos podem acelerar as conversas para compor uma federação.

Como mostrou a CNN, a princípio o PSDB queria aguardar a definição da fusão para, só então, discutir a possibilidade de se unir a uma federação.

Segundo fontes da legenda, um acordo para unir os dois partidos está praticamente encerrado. A principal discordância é sobre o modelo de divisão da presidência em uma possível junção entre PSDB e Podemos.

O Podemos defende que o primeiro ano da fusão seja presidido por Renata Abreu, seguido por um ano sob comando tucano e, posteriormente, mais quatro anos com a presidência do Podemos.

Caciques do PSDB, no entanto, consideram que esse arranjo prevê tempo demais sem alternância. Por isso, discutiram modelos com rotatividade na presidência a cada seis meses.

Há também discordância quanto ao modelo de gestão. O Podemos defendia a centralização das decisões partidárias na executiva nacional, o que esvaziaria outras instâncias do partido.

Apesar dos entraves e de a junção das legendas estar praticamente descartada, os tucanos mantêm as portas “entreabertas” para negociação e não descartam uma federação com o próprio Podemos.

Por outro lado, a legenda também dialoga para a formatação de uma federação com outras legendas como Solidariedade, MDB e Republicanos.

No MDB, os tucanos fazem as articulações com o ex-presidente Michel Temer e o presidente nacional da legenda, Baleia Rossi. Já no Republicanos, o PSDB tenta fazer tratativas com o presidente do partido e deputado estadual, Marcos Pereira.

O MDB e o Republicanos dialogam também entre si sobre a possibilidade de uma federação.

Whindersson Nunes fala sobre diagnóstico de superdotação e faz reflexão

O humorista e influenciador Whindersson Nunes, 30, revelou neste domingo (3) que recebeu o diagnóstico de superdotação e refletiu de que forma isso impactou...

Messi tem lesão na coxa confirmada pelo Inter Miami; veja gravidade

Lionel Messi deixou a partida entre Inter Miami e o mexicano Necaxa, na noite deste sábado (2), pela Copa das Ligas, apenas aos 11...

Não preciso ficar subordinado ao dólar, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, neste domingo (3), que o Brasil não precisa ficar subordinado ao dólar em suas negociações. “Não...