Em vídeo, Erika Hilton comenta polêmica com Oruam e defende diálogo com a periferia

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) publicou um vídeo neste domingo (15/6) em resposta à repercussão de um tweet em que respondia e aconselhava o artista Oruam, que participou de um protesto no Morro de Santo Amaro, uma comunidade localizada entre os bairros da Glória e do Catete, na Zona Sul do Rio de Janeiro, após o assassinato de um jovem de 23 anos em uma festa junina.

Como mencionado anteriormente em uma matéria do Portal LeoDias, o rapper pediu sugestões de como agir para ser uma figura de referência na luta da comunidade periférica.

Veja as fotos

Reprodução/X
Em vídeo, Erika Hilton responde polêmica com Oruam e defende diálogo com a periferiaReprodução/X
Erika Hilton PSOL SP
Reprodução
Erika Hilton, deputada federalReprodução
Oruam - Foto: Reprodução/Instagram
Oruam – Foto: Reprodução/Instagram
Reprodução
Oruam sobe em ônibusReprodução
Oruam - Foto: Dazed/Pedro Napolinário
Oruam – Foto: Dazed/Pedro Napolinário

No vídeo, a parlamentar se explica sobre a mensagem original e defende a importância do diálogo, mesmo diante de contradições:

“Sugeri que Oruam fosse conhecer quem já faz um trabalho territorial em defesa das vidas negras e das periferias. Foi uma tentativa de diálogo, uma tentativa na qual reconheço que não usei as melhores palavras. Nem conhecia o histórico completo dele naquele momento”, revela.

Erika destacou também que foi alvo de críticas que a acusaram de “passar pano” para criminosos. Para ela, tais acusações representam uma tentativa de criminalizar comunidades:

“Me acusaram até de ‘passar pano’ pro crime. Vamos deixar claro: não compactuo com homofobia, com misoginia, nem com qualquer forma de violência”, acrescentou a parlamentar.

No vídeo, assim como disse em uma declaração exclusiva ao Portal LeoDias, Hilton argumenta que, ao evitar o diálogo com influenciadores jovens e periféricos, a esquerda se fecha em uma bolha, abrindo espaço para a extrema-direita agir com ódio.

Apesar da postagem de Erika ter resultado em uma ação do Movimento Brasil Livre (MBL) contra o PSOL, a repercussão trouxe também mensagens de apoio nas redes sociais, reconhecendo o esforço da deputada em admitir o erro de comunicação e reforçar o compromisso com as lutas sociais.



Fonte: Portal LEODIAS

Sabrina Sato relembra amamentação de Zoe e desabafa: “Muito punk”

Sabrina Sato, 44, usou as redes sociais na sexta-feira (1º) para relembrar o período de amamentação de sua filha Zoe, hoje com 6 anos....

Brasil perde para Polônia e é eliminado na Liga das Nações Masculina

O Brasil se despediu da Liga das Nações Masculina de Vôlei neste sábado (2), em Ningbo, na China, após perder por 3 sets a...

Rússia diz que capturou a cidade ucraniana Chasiv Yar; o que isso significa

A Rússia afirmou na quinta-feira (31) que tomou o controle total da cidade Chasiv Yar, no leste da Ucrânia, após quase 16 meses de...