Deputados aprovam urgência para projeto que atualiza tabela do IR

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (16), de forma simbólica, a urgência do projeto que atualiza a tabela do Imposto de Renda (IR) e garante a isenção para quem recebe até dois salários mínimos (atualmente, R$ 3.036).

O mérito da proposta ainda deve ser pautado e votado pelos deputados. Com a aprovação, o regime de urgência permite acelerar a tramitação da proposta, diretamente no plenário, sem passar pelas comissões da Casa.

Na prática, o projeto ajusta a primeira faixa da tabela conforme o novo valor do salário mínimo neste ano. A atualização foi definida em abril por meio de medida provisória.

A MP, no entanto, não avançou no Congresso e o projeto de lei de mesmo teor foi apresentado pelo líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), neste mês.

Para valer em definitivo, a matéria precisa ser aprovada na Câmara e no Senado até 25 de agosto, quando a MP perderá validade.

O relator do projeto é o deputado Arthur Lira (PP-AL). O ex-presidente da Casa também é relator do projeto que garante a isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil por mês, que ainda está em análise em uma comissão especial.

Crítica de Neymar sobre Allianz “enterra” planejamento do Santos; entenda

O atacante Neymar teceu críticas ao gramado do Allianz Parque, casa do Palmeiras, após a vitória do Santos por 3 a 1 sobre o...

Danone negocia compra da Lifeway Foods pela 3ª vez em menos de 1 ano

A francesa Danone avalia pela terceira vez em menos de um ano a compra da Lifeway Foods, fabricante de kefir dos Estados Unidos, segundo...

Zoológico na Dinamarca pede doação de pets para alimentar predadores

Um zoológico no norte da Dinamarca está pedindo aos donos de animais de estimação que doem porquinhos-da-índia, coelhos, galinhas e até pequenos cavalos indesejados...