Brasil tem a 2ª maior taxa de juro real no mundo após alta da Selic

O Brasil ocupa a segunda posição no ranking dos maiores juros reais do mundo, após a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de elevar a taxa Selic para 15%.

O levantamento foi realizado pelo MoneYou.

A taxa básica de juros real do Brasil é de 9,53%, atrás apenas da Turquia, com 14,44%. O levantamento leva em consideração 40 países das Américas, África, Ásia, Europa e Oceania.

Os juros reais são a diferença entre a taxa nominal e a inflação, e, mais do que a taxa bruta, é o número que de fato afeta a economia.

 

O cálculo considera tanto a inflação quanto os juros futuros, estimados pelo mercado para 12 meses à frente, já que a tendência futura dessas duas variáveis é o que realmente influencia no andamento da economia e nas decisões do BC para a Selic.

Para a taxa brasileira, a metodologia usou a inflação projetada para os próximos 12 meses pelo mercado e coletada pelo Boletim Focus, que é de 4,72%.

Também foi considerada a taxa de juros DI a mercado dos próximos 12 meses, aproximadamente, no vencimento mais líquido, em julho de 2026.

Brasil lidera vendas de veículos elétricos na América Latina

BBB 26: veja reação dos brothers à entrada do Quarto Branco na casa

Os participantes do grupo Pipoca Chaiany, Gabriela, Leandro e Matheus se classificaram e entraram no BBB 26 após resistirem por 120 horas ao Quarto...

Bombeiros retomam buscas por idosa arrastada em carro durante chuva em SP

O Corpo de Bombeiros retomou, na manhã deste domingo (18), as buscas por Maria Deusdete da Mata Ribeiro, de 67 anos, desaparecida desde a...

Estudante revela rotina de estudos após tirar nota mil na redação do Enem

A divulgação dos resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025 trouxe um motivo especial de comemoração para a cidade de Barreiros (PE),...