Militares israelenses afirmam ter atingido dezenas de alvos no Irã

Os militares israelenses informaram, na sexta-feira (20), que atingiram dezenas de alvos militares no Irã durante a noite, incluindo instalações de produção de mísseis e uma instalação de pesquisa nuclear na capital, Teerã.

“Várias instalações industriais de fabricação de mísseis na região de Teerã, no Irã, foram atacadas”, disseram as Forças de Defesa de Israel (IDF), acrescentando que atingiram instalações de produção de componentes de mísseis e motores de foguetes.

“Essas instalações foram construídas ao longo de anos e eram o centro de gravidade industrial do Ministério da Defesa iraniano”, afirmou.

Mais de 60 caças da Força Aérea estiveram envolvidos no ataque, informou a IDF.

Entre os alvos atingidos estava a sede do programa SPND do Irã, uma agência de pesquisa e desenvolvimento de defesa que, segundo os Estados Unidos, é a sucessora direta do programa nuclear iraniano anterior a 2004, segundo a IDF.

Os militares israelenses também disseram na semana passada que atacaram a instalação.

O Departamento de Estado dos EUA impôs sanções a cientistas e a uma entidade associada ao SPND em maio, devido a preocupações de que seu trabalho pudesse “representar um risco de contribuir materialmente para a proliferação de armas de destruição em massa”, alegou na época.

Hytalo Santos e Felca: veja o que cada um diz sobre “adultização”

O debate sobre a “adultização” e exploração de crianças e adolescentes nas redes sociais gahou espaço no Brasil nos últimos dias, impulsionado por um...

Terremoto de magnitude 5,7 volta a atingir leste da Rússia

Um terremoto de magnitude 5,7 atingiu a costa leste da região russa de Kamchatka nesta sexta-feira (15), informou o USGS (Serviço Geológico dos Estados...

Análise: Como a relação entre Trump e Putin mudou nos últimos anos

A última vez que o presidente Donald Trump esteve na mesma sala que Vladimir Putin, a relação dos dois estava em um momento de...