Linhas coloridas nos pneus: o que significam e como interpretar os códigos

Talvez você já tenha se perguntado o que são aquelas linhas coloridas presentes na banda de rodagem de pneus novos. Essas linhas não são itens decorativos nem símbolos que o consumidor precisa saber. Tratam-se, na verdade, da forma de identificação interna utilizada pelas fábricas durante o processo de produção e armazenamento dos pneus.

Ou seja, as linhas coloridas servem para identificar o modelo, tamanho e outras características específicas do pneu dentro da fábrica, sendo muito importantes na organização e praticidade dentro da logística industrial. Vale ressaltar que essas linhas coloridas nada tem a ver com a qualidade dos pneus.

Quais são as informações importantes para os consumidores contidas nos pneus?

Saber o que significam as linhas coloridas não é tão importante para quem compra os pneus, mas outras informações são.

Medida e dimensão do pneu


Os números e a letra representam a dimensão do pneu • Michelin/Divulgação

Na imagem acima, os números 205/55 representam a largura e a proporção de um pneu. O primeiro dos dois números é a largura do pneu. Medida em milímetros, ela define a distância entre os flancos internos e externos do pneu. No caso da imagem, 205 significa que o seu pneu tem nominalmente 205 mm de largura.

O segundo número nada mais é do que a relação entre a altura do flanco e a largura do pneu. Ela é indicada em porcentagem. No exemplo acima, 55 indica que a altura do flanco, entre o topo da banda de rodagem e o aro, corresponde a 55% da largura do pneu.

A letra seguida no número (R17, no caso do exemplo) corresponde ao tipo de construção do pneu e o diâmetro da roda. A letra R indica que a construção interna do pneu é radial. O número que vem em seguida é expresso em polegadas e indica o diâmetro da roda (aro) na qual o pneu é feito para se encaixar.

DOT

O DOT de um pneu traz dados sobre sua origem de fabricação. Ele conta com três elementos principais:

  • Fábrica de origem (identificação do local onde o pneu foi produzido);
  • País de fabricação;
  • Data de fabricação com são quatro dígitos (os dois primeiros indica a semana e os dois últimos, o ano).

Indicador de posição do pneu

Marcado por “INSIDE” e “OUTSIDE”, esse indicador está presente em pneus assimétricos, que tem um lado certo para ser montado no eixo do carro.

Sentido de rotação

Esse marcador “ROTATION” está presente em pneus unidirecionais, que tem um sentido correto de rodagem.

Índice de carga e símbolo de velocidade

Como informa a fabricante de pneus Delinte: “cada veículo sai de fábrica equipado com pneus que suportam um peso máximo por eixo, e é fundamental respeitar essa especificação para garantir a durabilidade dos pneus e a segurança do veículo”. O índice de carga, exibido numericamente no flanco do pneu, indica quantos quilogramas o pneu pode suportar com segurança. Confira abaixo os valores correspondentes:


Confira aqui a tabela com a capacidade de suporte correspondente aos índices de carga • Delinte/Divulgação

Já o índice de velocidade delimita a velocidade máxima que os pneus podem atingir com segurança. Confira na tabela abaixo:


Confira, de acordo com a letra-símbolo, a velocidade máxima suportada de forma segura por cada pneu • Delinte/Divulgação

O que acontece ao mudar o perfil dos pneus do carro? É permitido?

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