Operação da polícia do Rio intima usuários de celulares roubados

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) iniciou, nesta segunda-feira (23), uma nova etapa da “Operação Rastreio”, ação voltada à recuperação de celulares furtados ou roubados no estado do Rio de Janeiro.

De acordo com a Polícia Civil, usuários de aparelhos identificados nas investigações serão notificados por mensagem via WhatsApp, enviada por números institucionais das delegacias. A orientação é que os dispositivos sejam entregues voluntariamente em até 72 horas.

A entrega deverá ser feita diretamente a um policial, nas dependências da delegacia, onde será formalizado o auto de entrega. Os celulares passarão por perícia e, posteriormente, serão devolvidos aos proprietários.

Caso o aparelho não seja devolvido dentro do prazo, o usuário poderá responder pelo crime de receptação, conforme previsto na legislação. A recomendação é que, em caso de impedimento, a pessoa entre em contato com a delegacia por meio do número que enviou a mensagem.

“O crime de receptação pode parecer inofensivo, mas é o que move toda a cadeia criminosa. Os roubos e furtos só ocorrem porque há quem pague pelo celular. Esses aparelhos que estamos buscando recuperar podem ter custado vidas”, afirmou o secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi.

O secretário também orientou os consumidores a se atentarem à procedência dos aparelhos antes da compra. “Nunca compre um aparelho sem saber a procedência. Procure estabelecimentos de confiança, desconfie de preços abaixo dos praticados no mercado e sempre exija a nota fiscal”, disse.

Desde o início da operação, em maio deste ano, mais de 800 celulares foram recuperados e mais de 50 pessoas foram presas em ações relacionadas.

Anúncio de casa na praia em Maragogi com “mar no quintal” viraliza

Um anúncio de uma casa à beira-mar em Maragogi, no litoral norte de Alagoas, viralizou nas redes sociais ao mostrar que o imóvel tem...

Jovem que matou namorado por ciúmes é transferida para presídio feminino

A jovem Geovanna Proque da Silva, que atropelou e matou o namorado e outra garota que o acompanhava, na madrugada de domingo (28), está...

Bolsas de NY caem em negociações de fim de ano e Meta sobe com acordo

Os índices de Nova York fecharam em queda em negociações voláteis nesta terça-feira (30), conforme ganhos das ações de serviços de comunicação foram compensados...