Mídia estatal iraniana anuncia acordo de cessar-fogo “imposto ao inimigo”

A mídia estatal iraniana anunciou nesta terça-feira (24), horário local, que o acordo cessar-fogo foi “imposto ao inimigo” após a resposta militar do país à “agressão dos EUA”, horas após os ataques retaliatórios do Irã contra uma base americana no Catar.

“As operações bem-sucedidas de mísseis da Sepah (Guarda Revolucionária Islâmica) em resposta à agressão dos EUA e a exemplar firmeza e unidade de nosso querido povo na defesa de nossa terra impuseram um cessar-fogo ao inimigo”, disse um âncora da Rede Nacional de Notícias do Irã, estatal, em uma transmissão ao vivo.

O âncora não informou quando o cessar-fogo ocorreria. O presidente dos EUA, Donald Trump, solicitou o cessar-fogo entre Irã e Israel “de forma suplicante” logo após os ataques do Irã à base americana de Al Udeid, no Catar, disse o âncora.

“Ontem à noite, apenas uma hora após o ataque bem-sucedido com mísseis do Sepah à Base Americana de Al Udeid, no Catar, em um gesto de súplica, Trump solicitou o início de um cessar-fogo na guerra sionista imposta contra nosso país”, disse o apresentador.

Anúncio de Trump

Na segunda-feira (23), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou um cessar-fogo “completo e total” entre Israel e o Irã, com objetivo de encerrar o conflito entre as duas nações.

Em uma publicação na Truth Social, o líder americano parabenizou os países e disse que espera que o cessar-fogo se torne permanente.

“Foi totalmente acordado entre Israel e Irã que haverá um cessar-fogo completo e total (em aproximadamente 6 horas a partir de agora, quando Israel e Irã tiverem encerrado e concluído suas missões finais em andamento!)”, escreveu o presidente nas redes sociais.

A publicação foi feita por volta das 19h, no horário de Brasília, indicando que o cessar-fogo deve começar à 1h desta terça-feira (24).

“Esta é uma guerra que poderia ter durado anos e destruído todo o Oriente Médio, mas não destruiu e nunca destruirá!”, concluiu Trump.

Rashford critica instabilidade do United e diz que clube “vive no limbo”

O atacante inglês Marcus Rashford, atualmente emprestado ao Barcelona, fez duras críticas ao momento vivido pelo Manchester United, afirmando que o clube “permanece preso...

Luva de Pedreiro é internado em hospital na Paraíba sem previsão de alta

O influenciador digital Iran Ferreira, conhecido como “Luva de Pedreiro”, está internado no Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, na Paraíba. O...

Primeiro-ministro da Nova Zelândia diz que Netanyahu “perdeu a noção”

O primeiro-ministro da Nova Zelândia, Christopher Luxon, disse nesta quarta-feira (13) que seu homólogo israelense, Benjamin Netanyahu, “perdeu a noção” e que a ocupação...