Governo volta atrás e amplia prazo para auxílio-doença sem perícia

O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ampliaram o prazo do auxílio por incapacidade temporária, conhecido antigamente por auxílio-doença, concedido por meio de análise documental. A duração máxima passa a ser de 60 dias, alterando medida provisória (MP) de 11 de junho.

A portaria conjunta dispõe que os beneficiários, ainda que de forma não consecutiva, não poderão ter a soma de duração dos respectivos benefícios superior a 60 dias. O texto, publicado no último dia 18, tem caráter excepcional e  vale por 120 dias.

Leia também

O prazo anterior indicacado pela medida provisória limitava-se a 30 dias. Antes disso, a duração era de 180 dias. A MP buscava recalibrar o recuo referente ao decreto do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que gerou intenso descontentamento entre setores econômicos e parlamentares do país.

Atestmed

O requerimento do benefício por incapacidade temporária por meio de análise documental é chamado de Atestmed. Seria uma forma de ter o auxílio concedido mais rápido, sem passar pela perícia médica.

Segundo o Ministério da Previdência Social, não há limitação territorial ou prazo mínimo de espera por agendamento de perícia. Qualquer segurado pode pedir, inclusive aqueles que já têm uma perícia presencial marcada.

“Caso não seja possível conceder o benefício pela conformação dos documentos médicos ou odontológicos, será indicado ao cidadão que agende uma perícia presencial. O benefício não será indeferido com base exclusivamente na análise documental”, aponta o órgão.



Fonte: Metrópoles

Bolsas na Europa caem em bloco com novas ameaças tarifárias de Trump

As bolsas na Europa caem em bloco nesta segunda-feira (19), com mercados repercutindo as novas ameças tarifárias de Donald Trump contra países que se...

Carnaval: entenda o papel do enredo no desfile de uma escola de samba

Descreve a etimologia disponível na internet que no DNA linguístico do substantivo “enredo” está no verbo “enredar”. As duas palavras têm ascendência latina, derivam...

Reservas da ASM International superam expectativas com pedidos da China

A fabricante de equipamentos para chips ⁠de computador ASM International ‍divulgou nesta segunda-feira (19) reservas preliminares acima das expectativas do mercado para o quarto...