Governo amplia quantidade de cirurgias cardíacas para contemplar pacientes ambulatoriais

Da Secom

O governo do Acre ampliou a quantidade de cirurgias cardíacas realizadas por meio de convênio entre a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e o Hospital Santa Juliana, em Rio Branco. Com o acréscimo, o serviço, que atendia apenas pacientes advindos da urgência e emergência, passou a contemplar, também, pacientes ambulatoriais.

Mensalmente, 24 pacientes são beneficiados. Foto: Odair Leal/Sesacre

Oferecer qualidade de vida aos pacientes que buscam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e zerar as filas de espera são prioridades da atual gestão. De acordo com a secretária adjunta de Assistência da Sesacre, Ana Cristina Moraes, essa é uma das medidas colocadas em prática para alcançar a meta.

A secretaria adjunta Ana Cristina Moraes: “Avanço dentro do Opera Acre”. Foto: Odair Leal/Sesacre

“Além de trabalhar a porta da urgência, que é a porta do Pronto-Socorro, onde o paciente que agudiza entra e faz a cirurgia cardíaca, nós abrimos mais um dia para fazer o paciente eletivo. Esse é um avanço dentro do programa Opera Acre. Estamos observando todas as filas, de todas as especialidades e almejamos diminui-las significativamente”, explica.

Lucia de França aguardava há quatros anos por uma cirurgia de coração. Durante a espera, a paciente sofreu dois acidentes vasculares cerebrais (AVCs), o que lhe causou sequelas do lado direito o corpo. Por isso, Lúcia viu na realização da tão sonhada cirurgia uma oportunidade de melhorar sua qualidade de vida.

Paciente Lucia Martins de França se prepara para o procedimento cirúrgico. Foto: Arquivo Pessoal

“Eu fui agraciada com a notícia da minha cirurgia, fui muito bem cuidada, fiquei pouco tempo na UTI. Antes da cirurgia me sentia muito fraca, só vivia em casa. Agora estou bem e creio que tudo vai ser melhor a partir de agora”, declara.

Quatro pessoas morrem por conta de chuva no estado de SP

As fortes chuvas que atingiram o estado de São Paulo neste sábado (21) deixaram quatro pessoas mortas, de acordo com a Defesa Civil do...

Jogadoras do River Plate são presas por racismo durante jogo em SP

Quatro jogadoras do time argentino River Plate foram presas em flagrante após atos racistas em jogo contra o Grêmio, no Estádio do Canindé, em...

“Papai Noéis” argentinos trocam trenós por motos para levar alegria a hospitais

Em uma reviravolta na tradição, um grupo de “Papais Noéis” em Buenos Aires trocou suas renas por um comboio de motocicletas no sábado (21),...