Inverno: nutri ensina cuidados com a alimentação durante o frio

A chegada do inverno provoca alterações no funcionamento do organismo que influenciam diretamente a alimentação. Com os dias gelados e as noites mais longas, o organismo passa por adaptações semelhantes a um estado de hibernação, que aumentam o desejo por alimentos mais calóricos, contribuindo para o aumento de peso.

O professor do curso de nutrição do UniCuritiba, Jhonathan Andrade, alerta que “as mudanças no padrão alimentar são comuns no inverno, mas as pessoas não podem comprometer a qualidade da dieta em função do clima”. A substituição de alimentos saudáveis, como frutas e saladas, por opções mais calóricas, como chocolates, massas e bebidas alcoólicas, podem prejudicar o sistema imunológico e tornar o organismo mais vulnerável a doenças.

Por que sentimos mais fome no inverno?

O nutricionista explica que, no inverno, o metabolismo se acelera como resposta à necessidade de manter a temperatura corporal, especialmente dos órgãos vitais. Isso eleva o gasto energético e pode aumentar o apetite e a busca por alimentos que proporcionem calor e conforto emocional.

Leia também

Como fazer boas escolhas alimentares

Fazer boas escolhas alimentares não significa renunciar ao prazer à mesa. “Na receita de fondue, por exemplo, é possível optar por queijos magros, como ricota, cottage ou minas light, e utilizar leite desnatado no preparo. Os acompanhamentos também podem ser adaptados. Substitua o pão branco por vegetais ou por pães integrais com menor valor calórico”, orienta Jhonathan.

As sopas preparadas com legumes são uma ótima opção no inverno. De acordo com o nutricionista, o ideal são as receitas com baixo teor calórico e ricas em vitaminas e minerais com ação antioxidante.

“Prefira sopas com legumes batidos, sem adição de creme de leite, e utilize carnes magras ou frango sem pele. Para enriquecer o prato, adicione fibras solúveis como farelo de trigo ou aveia”, ensina.

Leia a reportagem completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Ataque de Israel em cafeteria deixa mais de 40 mortos na costa de Gaza

Mais de 40 pessoas morreram em um ataque aéreo israelense que atingiu um café perto do porto da Cidade de Gaza, segundo o chefe...

Céu de julho terá chuva de meteoros e encontros celestes

Durante as noites do mês de julho, os observadores do céu noturno poderão contemplar diversas conjunções celestes, além de acompanhar uma chuva de meteoros. O...

Enem: 10 dicas para estudar nas férias sem abrir mão do descanso e do lazer

O recesso escolar de julho é uma pausa necessária. Um momento para descansar, recarregar as energias e reorganizar a mente. “Mas, se você está...