São Paulo registra alta de furtos em maio; roubos e latrocínios caem

A capital paulista registrou em maio deste ano uma alta nos furtos, mas ao mesmo tempo queda nos roubos, latrocínios, homicídios e estupros, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (30) pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Na capital paulista e na Grande São Paulo, foram contabilizados 8.202 e 3.100 casos de roubo, respectivamente, com reduções superiores a 15% na comparação com 2024. Já os furtos totalizaram 21.015 ocorrências, aumento de 3,9% em relação aos 20.226 registros do ano passado.

No acumulado de janeiro a maio, os furtos na capital chegaram a 103.727 ocorrências — crescimento de 5,12% na comparação com os cinco primeiros meses de 2024.

Latrocínios, homicídios e estupros também apresentaram queda 

Os latrocínios — roubos seguidos de morte — registraram queda de 65,4% na capital: foram 52 casos em maio de 2024, contra 18 no mesmo mês deste ano.

Já os homicídios dolosos também apresentaram redução de 22,5%. Foram 31 vítimas em maio deste ano, ante 40 no mesmo período de 2024. No acumulado de 2025, a capital soma 212 casos.

O número de estupros também apresentou queda. Em maio, foram 61 registros na capital, contra 65 no mesmo mês do ano passado — uma redução de 6,2%.

*Sob supervisão de Carolina Figueiredo

Quanta estupidez: Bocalom nomeia assessor do governo, que nega ter aceitado o cargo

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom nomeou o assessor especial da Secretaria de Estado de Governo como seu secretário de Articulação Política, sem...

Os hábitos diários que blindam sua memória, segundo estudo da USP

Preocupar-se com a memória é comum, já que essa capacidade de guardar e recuperar informações pode, sim, falhar com a idade. Contudo, a fonoaudióloga...

Estudo reforça utilidade de vitamina comum para rejuvenescer a pele

Uma das substância mais comuns quando se fala em saúde da pele, a vitamina C está ligada ao rejuvenescimento e engrossamento da pele, de...