Zelensky pede ajuda à Trump para “defender o céu” da Ucrânia

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse, nesta sexta-feira (4), que discutiu defesas aéreas em uma conversa com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Segundo o líder ucraniano, Trump concordou em trabalhar para “defender o céu” de Kiev.

Zelensky acrescentou que discutiu com o líder dos EUA a produção conjunta de equipamentos de defesa, bem como compras e investimentos.

“Foi uma conversa importante. Concordamos em organizar uma reunião entre nossas equipes para fortalecer as capacidades de defesa aérea. Tivemos uma discussão aprofundada sobre a produção conjunta – algo de que tanto nós quanto os Estados Unidos precisamos”, afirmou o líder ucraniano.

 

Suspensão de apoio militar

Nesta semana, o governo dos Estados Unidos anunciou a suspensão de envio de algumas armas para a Ucrânia, incluindo mísseis de defesa aérea.

Segundo o Pentágono, a pausa acontece em meio a uma revisão de gastos militares de apoio americano a países estrangeiros.

O Secretário de Defesa, Pete Hegseth, aprovou a revisão, que, segundo ele, estava em andamento há meses. Não ficou imediatamente claro se o apoio militar fornecido a outros países seria afetado.

A vice-secretária de imprensa da Casa Branca, Anna Kelly, afirmou que a decisão foi tomada “para colocar os interesses dos Estados Unidos em primeiro lugar”.

Número de mortos em enchentes no Texas sobe para 24

Chuvas torrenciais provocaram enchentes repentinas ao longo do Rio Guadalupe, no Texas, na sexta-feira (4), matando pelo menos 24 pessoas, disseram autoridades locais. Equipes...

DNA é o tema mais cobrado na prova de Biologia da Fuvest

O SAS Educação listou os temas mais recorrentes nas provas de Biologia da Fuvest, que dá acesso aos cursos graduação na USP (Universidade de...

Miss Grand Brasil ocorre no domingo (6); saiba como assistir

A final do concurso Miss Grand Brasil 2025 ocorre no domingo (6). O evento coroa a sucessora de Talita Hartmann (vencedora em 2024), além de revelar...