Quem é que negocia a paz?, diz Lula sobre guerra entre Rússia e Ucrânia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) questionou os esforços de negociação de paz na guerra entre Rússia e Ucrânia. A fala foi feita durante uma coletiva de imprensa em meio à Cúpula do Brics nesta segunda-feira (7).

A declaração aconteceu enquanto Lula fazia críticas sobre o número de conflitos no mundo e à capacidade do Conselho de Segurança da ONU de conseguir evitar novas guerras, acusando o órgão de ser “promotor” de novas batalhas.

Ao destacar que “ninguém pede licença para fazer guerra” e que a ONU pede credibilidade para negociar os conflitos, o presidente brasileiro questionou: “A guerra Rússia e Ucrânia, quem é que negocia?”

“Não tem uma instituição capaz de sentar na mesa os dois que estão em guerra, fazer uma avaliação e fazer uma proposta. (…) O Putin já sabe o que vai acontecer e o Zelensky já sabe o que vai acontecer”, comentou.

Assim, Lula defendeu que haja uma instituição multilateral ou um grupo de países que consiga chegar a um meio-termo nas reivindicações entre as duas nações em guerra.

“Se não tiver alternativa, vai ficar [o impasse], porque cada um tem o seu discurso para o seu público, e é muito difícil, depois do discurso, você voltar atrás”, concluiu.

Ana Maria Braga chora ao relembrar Tom Veiga, intérprete de Louro José

Ana Maria Braga se emocionou durante o Mais Você desta segunda-feira (20/10) ao lembrar de Tom Veiga, intérprete do Louro José. Tom Veiga morreu em...

F1: Hamilton atinge 5 mil pontos na carreira e quebra recorde inédito

Lewis Hamilton voltou a escrever o nome na história da Fórmula 1. O britânico da Ferrari superou, neste domingo (19/10), a marca inédita de...

Em crise, São Paulo atinge pior sequência desde 1936; veja números

A derrota para o Mirassol, no último domingo (19/10), por 3 x 0, fez com que o São Paulo chegasse a uma marca negativa...