USP começa a derrubar muro da Raia Olímpica na Marginal Pinheiros

A Prefeitura do Campus Capital-Butantã da USP (Universidade de São Paulo) deu início, na última segunda-feira (7), a demolição do muro de alvenaria que ocupa cerca de 990 metros da Raia Olímpica e separa a cidade universitária da Marginal Pinheiros, em São Paulo.

A obra instalará um corredor verde com multi funções, que já vem sendo implementado desde 2022, e também adotará medidas ambientais que incluem colocar tramas de bambu, além do plantio de trepadeiras junto às estruturas do muro, com o objetivo de prevenir colisões de aves.

A universidade se comprometeu em manter o monitoramento da fauna nas áreas onde há as estruturas de vidro em um acordo firmado com o Ministério Público. Após isso, o órgão suspendeu a liminar que impedia a demolição.

O serviço de demolição acontecerá no período da madrugada, entre 23h e 4h, para evitar impactos no trânsito da marginal. “A previsão é que a intervenção seja concluída até o dia 13 de julho”, informou a universidade.

A modificação do muro teve início em 2018, quando foram instalados os painéis de vidro que tinha como objetivo tornar a universidade mais visível à população que trafegava pela via. A iniciativa foi da Prefeitura de São Paulo e da Reitoria da USP, mas enfrentou dificuldades à medida que as placas começaram a quebrar com o impacto de aves que colidiram no vidro.

De acordo com o vice-prefeito do campus, Wagner Costa Ribeiro, a primeira etapa será a demolição e a segunda será a recuperação do corredor com o plantio de espécies que visam retomar “o passado natural da várzea do rio Pinheiros”.

“O resultado será uma faixa de vegetação junto à Marginal Pinheiros que vai oferecer vários serviços socioambientais ao município de São Paulo, como retenção de carbono, e servir como um corredor para a fauna, em especial para pássaros”, garantiu o vice-prefeito.

Em dezembro de 2023, houve a instalação de grades nas lacunas da parte instalada do muro de vidro e parte do plantio de árvores. Neste ano, o espaço precisará de manutenção, como controle de pragas e adubação.

*Sob supervisão de Carolina Figueiredo

Camila Queiroz revela sexo de bebê em comemoração aos 7 anos de casamento

Camila Queiroz comemorou o aniversário de casamento com Klebber Toledo com um vídeo do momento em que descobriram o sexo de seu primeiro bebê. “Hoje...

Por que uma tenista recorreu ao OnlyFans para ajudar a financiar carreira

Sachia Vickery admite que quando sonhava em ser tenista profissional quando jovem, nunca imaginou que um dia estaria publicando imagens suas em um site...

Trump permite que Guarda Nacional aja em questões de ordem pública

O presidente Donald Trump assinou um decreto nesta segunda-feira (25) que, segundo o governo, incumbirá o secretário de defesa, Pete Hegseth, de estabelecer “unidades...