O craque Kylian Mbappé está prestes a reencontrar o Paris Saint-Germain. Nesta quarta-feira (09), o Real Madrid enfrenta o atual campeão da Liga dos Campeões pela semifinal do Mundial de Clubes.
Hoje uma estrela do clube merengue, o atacante francês brilhou com a camisa do PSG por sete temporadas, mas apesar do sucesso individual, Mbappé deixou o clube também marcado por polêmicas, decepções e até mesmo um processo contra a instituição.
O duelo decisivo pelo Mundial marca a primeira vez que o craque enfrentará o ex-clube desde que se transferiu ao Real Madrid no ano passado.
Mbappé no PSG: gols, temporadas históricas e uma grande decepção
No Paris Saint-Germain entre 2017 e 2024, Kylian Mbappé se colocou como um dos principais jogadores do futebol mundial. Ao todo foram 307 partidas, impressionantes 256 gols e 96 assistências, tornando-se o maior artilheiro da história do clube.
E apesar de ter conquistado 13 títulos, sendo seis vezes campeão do Campeonato Francês, o grande objetivo nunca foi alcançado: levantar a taça da Liga dos Campeões.
Ganhando tudo em seu país — inclusive uma Copa do Mundo com a França em 2018 — , não levantar a “orelhuda” pelo PSG foi motivo de frustração para o jogador, clube, torcida e imprensa esportiva.
Mesmo contando com nomes do calibre de Neymar e Lionel Messi, o fracasso parisiense na principal competição europeia centralizou-se em Mbappé quando o brasileiro e o argentino deixaram o clube.
Polêmicas e a transferência ao Real Madrid
A personalidade de Kylian Mbappé também passou a ser alvo de críticas em meio à polêmicas que passaram a surgir nos corredores do Parque dos Príncipes.
Discussão pública com Neymar sobre quem deveria ser o cobrador de pênaltis da equipe, rusgas com o então diretor Leonardo, atrito com o presidente Nasser Al-Khelaïfi e até mesmo rumores de uma postura de “estrela” adotada pelo francês.
O fato é que o casamento entre Mbappé e PSG já não tinha mais clima, e com o contrato prestes a acabar, foi a chance do Real Madrid contratar o jogador sem precisar pagar “um euro sequer” pela transferência.
Mbappé processa o PSG
Depois de brilhar individualmente em sua primeira temporada com os merengues, marcando 44 gols, o jogador e seu staff voltaram a ser assunto no Paris Saint-Germain.
Em maio deste ano, os representantes do atleta anunciaram que o jogador decidiu processar seu antigo clube referente a uma dívida de 55 milhões de euros não pagos.
Recentemente, Mbappé também acusou o Paris de assédio moral e tentativa de extorsão por ter sido afastado em 2023 para tentar “forçar” uma renovação. Porém, na última segunda-feira (07), segundo o L’Équipe, as queixas foram retiradas.
PSG x Real Madrid na semi do Mundial de Clubes
Paris Saint-Germain x Real Madrid disputam uma vaga na grande final do Mundial de Clubes nesta quarta-feira (09), às 16h (de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey.
O vencedor enfrentará Fluminense ou Chelsea na decisão que acontece no domingo (13).
Conheça Hércules, autor de gol da vitória sobre Inter de Milão