Dr. Kalil: Drogas na adolescência é fator de risco para esquizofrenia

Segundo explicam os psiquiatras Rodrigo Bressan e José Gallucci Neto durante o CNN Sinais Vitais, o uso de maconha antes dos 15 anos pode aumentar significativamente o risco de desenvolvimento de esquizofrenia. Os dados indicam que o consumo precoce da substância pode elevar em até cinco vezes as chances de manifestação da doença.

A correlação entre o uso de drogas e o desenvolvimento da esquizofrenia está diretamente ligada à quantidade e frequência do consumo. O risco persiste mesmo após os 15 anos, porém com menor intensidade quando comparado ao uso em idade precoce.

Fatores de risco e manifestação da doença

Além do uso de drogas, eventos traumáticos e casos de abuso sexual também são considerados fatores de risco importantes para o desenvolvimento da esquizofrenia. A doença apresenta uma combinação de elementos genéticos e ambientais que podem influenciar seu surgimento.

A esquizofrenia geralmente se manifesta durante a adolescência ou no início da idade adulta, com aproximadamente 70% dos casos de doenças mentais tendo origem na primeira infância e adolescência. Estudos mostram que a incidência é 1,4 vez maior em homens do que em mulheres, com manifestação mais precoce no sexo masculino.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Guerra do Ozempic: EUA, China, Brasil e outros disputam remédio

*O artigo foi escrito pelo pesquisador em direito biomédico e propriedade intelectual de medicamentos Carlos Roberto Oliveira, professor titular da Escola de Ciências Jurídicas...

Na prisão, Oruam desabafa sobre falta de lealdade: “Amigos de mentira”

Oruam está preso há mais de um mês e teve a oportunidade de se comunicar com fãs e familiares. O rapper escreveu uma carta...

Ataque a tiros deixa um adolescente morto e outro ferido na orla do Rio

Um intenso tiroteio assustou frequentadores da orla do Recreio dos Bandeirantes, na altura do posto 12, na Zona Sudoeste do Rio de Janeiro, na...