Barcelona volta atrás em retorno ao Camp Nou; entenda

O Barcelona voltou atrás e cancelou o jogo que marcaria a reabertura do Camp Nou. Em comunicado oficial nesta sexta-feira (18), o clube catalão anunciou a suspensão da partida, que seria no dia 10 de agosto.

“O FC Barcelona informa que suspendeu o primeiro jogo de volta ao Spotify Camp Nou, que coincidia com a celebração do Troféu Joan Gamper no próximo dia 10 de agosto. Esta decisão deve-se ao fato de que a execução dos trabalhos necessários para cumprir com os requisitos da Ordenança Reguladora dos Procedimentos de Intervenção Municipal em Obras tornou inviável completar os trâmites necessários para a concessão da licença de primeira ocupação”, diz a nota.

O jogo amistoso Troféu Joan Gramper marcaria a abertura da temporada para o Barcelona, como havia sido anunciado pelo presidente do clube, Joan Laporta. Agora a partida será realizada no Estádio Johan Cruyff, também em Barcelona. O clube afirmou que as novas informações serão divulgadas em breve.

Fechado desde 2023

O Camp Nou está fechado para obras de reforma desde 2023, o último jogo da equipe no estádio foi em maio daquele ano, na vitória por 3 a 0 sobre o Mallorca pela penúltima rodada da LaLiga 2022/23.

Desde que a reforma foi iniciada, o time catalão vem jogando no estádio Olímpico de Montjuic, também em Barcelona. Nesta casa temporária, a equipe do técnico Hansi Flick faturou o título do Campeonato Espanhol e da Copa do Rei e alcançou a semifinal da Liga dos Campeões.

Previsão de retorno e nova capacidade

A previsão é que as obras estejam 100% concluídas no meio de 2026, com o Camp Nou pronto para uso total a partir da temporada 2026/27. Entretanto, o clube catalão planejava voltar ao estádio em 2024, com capacidade reduzida para 60%, o que não aconteceu devido a atrasos na obra.

O novo Spotify Camp Nou terá capacidade para 105 mil torcedores (antes da reforma, abrigava pouco mais de 99 mil pessoas), com todos os assentos cobertos. O investimento total no projeto foi estimado em 1,5 bilhão de euros (R$ 8 bilhões).

Veja o comunicado do Barcelona na íntegra

O FC Barcelona informa que suspendeu o primeiro jogo de volta ao Spotify Camp Nou, que coincidia com a celebração do Troféu Joan Gamper no próximo dia 10 de agosto. Esta decisão deve-se ao fato de que a execução dos trabalhos necessários para cumprir com os requisitos da Ordenança Reguladora dos Procedimentos de Intervenção Municipal em Obras tornou inviável completar os trâmites necessários para a concessão da licença de primeira ocupação.

Especificamente, devido à magnitude da obra realizada, foi impossível cumprir com todos os requisitos exigidos pelas normas que regulam a obtenção dessa licença, apesar da vontade do Clube de colocar o Spotify Camp Nou em funcionamento por setores.

O Clube trabalha em conjunto com a Prefeitura de Barcelona e os órgãos envolvidos para avançar nos diferentes requisitos e comunicará aos sócios e sócias do FC Barcelona qualquer nova informação relativa à data de retorno. Este atraso não afeta o calendário de pagamentos previsto para a devolução da dívida do Espai Barça.

Mais informações sobre a edição de 2025 do Troféu Joan Gamper, que será disputado no estádio Johan Cruyff, serão publicadas em breve.

China está minando a ordem internacional com exercício militar, diz Taiwan

Taiwan acusou a China de “minar continuamente a ordem internacional” depois que o país asiático lançou foguetes em direção à ilha nesta terça-feira (30)...

Confira 7 simpatias para a virada do ano em 2026

A chegada de um novo ano costuma carregar um simbolismo especial, e a virada para 2026 promete ser ainda mais potente no campo energético....

Horas após anúncio do término de Zé Felipe, Poliana diz estar em oração

Poliana Rocha, 49, mãe do cantor Zé Felipe, 27, fez uma publicação nas redes sociais na madrugada desta terça-feira (30), horas após o anúncio do...