OVNIs de Piracicaba: câmera registra estranha movimentação de objeto no céu

Um OVNI (objeto luminoso não identificado) foi visto no céu e intrigou moradores de São Pedro, cidade localizada na região metropolitana de Piracicaba, no interior de São Paulo. Uma câmera com sensor infravermelho registrou quando as luzes apareceram na noite do último dia 8 deste mês.

O fenômeno aconteceu por volta das 20h30. Na gravação, é possível visualizar que o objeto se movimenta de uma forma diferente e que, segundo um dos moradores, não corresponderia ao que poderia se parecer com uma aeronave. Veja:

“O que chamava a atenção é que eram luzes que tinham um brilho muito superior ao brilho de um avião. Era um brilho branco que oscilava […] E assim, eram vários pontos, que não apareciam todos simultaneamente. Ela seguia um percurso e de repente ela ficava com um brilho mais forte e sumia. Aí, de repente, aparecia outra luz em outro local [do céu]”, disse o morador que registrou o momento.

Segundo os moradores, o fenômeno é observado desde o ano passado na região. Um deles afirmou à CNN que o objeto aparece no céu pelo menos uma vez por semana e levanta hipóteses entre as pessoas. “Aqui é um silêncio, não faz barulho de avião. Também pensei que pudesse ser de repente um drone rural. Não consigo entender qual é a distância deles [das luzes], mas o fato é que eles aparecem e deixam a gente se questionando”, disse.

Casos de OVNIs

Documentos divulgados pelo Arquivo Nacional do Brasil revelam que pelo menos 26 casos envolvendo avistamento de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificado) foram relatados por pilotos, controladores e pessoas ao Comando da Aeronáutica apenas em 2024.

Somente em 2023, cerca de 30 registros foram feitos pelos pilotos à Aeronáutica. A maioria dos registros foi no Sul do país, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

“Dróvnis”? Após casos de drones nos EUA, moradores do RJ relatam avistamentos de luzes no céu

Definição do termo

Manchas no céu, eventos meteorológicos, aeronaves estranhas e outros tipos de fenômenos despertam a curiosidade da humanidade e frequentemente levantam suspeitas de que são, na verdade, sinais de uma suposta presença alienígena na Terra. Cientificamente, eles são chamados de OVNIs, os objetos voadores não-identificados.

O termo OVNIs, não significa necessariamente que relatem casos envolvendo “extraterrestres”. Pode ser uma referência a outras aeronaves (como clandestinas), drones, estrelas, balão ou fenômeno atmosférico.

A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, mudou a nomenclatura que usa para tratar de fenômenos desse gênero. Desde 2022, eles usam a sigla UAPs, que em português significa fenômenos anômalos não-identificados. De lá para cá, o órgão norte-americano tem empenhado esforços para oferecer explicações científicas aos eventos analisados.

OVNIs: entenda o que são e quando um objeto pode ser chamado assim

*Sob supervisão de AR.

Sem chuvas, hidrelétricas podem ter vazão reduzida para economizar água

Diante do baixo volume de chuvas nas últimas semanas, o governo federal já avalia reduzir a vazão de grandes usinas hidrelétricas na bacia do...

Copinha 2026: horários e onde assistir aos jogos desta sexta-feira (16)

A Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026 começa suas oitavas de final nesta sexta-feira (16). Os primeiros classificados para as quartas do torneio de...

Venezuela sinaliza avanço à “segunda fase” de plano dos EUA para pós-Maduro

Com Delcy Rodríguez há quase duas semanas como presidente em exercício e os Estados Unidos tendo consolidado a tutela sobre toda a cadeia petrolífera...