Caminho para questionar STF é pelas cortes internacionais, diz Maierovitch

O professor e jurista Wálter Maierovitch analisou no WW desta segunda-feira (21) as vias legais disponíveis para questionar possíveis decisões controversas do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo ele, o caminho constitucional adequado seria recorrer às cortes internacionais, que têm jurisdição reconhecida pelo Brasil desde o período de Fernando Henrique Cardoso.

Maierovitch destacou que tanto a Corte Internacional quanto as cortes regionais de direitos humanos podem avaliar e até mesmo superar decisões do STF no âmbito do direito internacional. Esta via legal se contrapõe a tentativas de buscar intervenção por meio de pressão política externa.

 

Crítica a pedidos de sanções internacionais

O jurista criticou especificamente a estratégia de solicitar sanções a Donald Trump contra o Brasil. Segundo ele, esta abordagem é inadequada e fere a soberania nacional. Para exemplificar o uso correto dos mecanismos internacionais, citou o caso da África do Sul, que apresentou uma representação contra Israel por alegações de genocídio perante uma corte internacional.

Maierovitch ainda abordou a questão da soberania nacional no contexto das relações internacionais. Ele apontou como problemática a visão do STF como um “balcão de negócios”, referindo-se a supostas propostas de troca envolvendo questões comerciais e decisões judiciais entre Brasil e Estados Unidos.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Sarampo: Ministério da Saúde investiga 2 casos suspeitos em Tocantins

O Ministério da Saúde anunciou na segunda (22/7) que está investigando dois casos suspeitos de sarampo no município de Campos Lindos, no Tocantins. Os...

Mulher diz ter sido salva pelo marido com um beijo. Entenda

O que parecia ser um gesto de carinho acabou se tornando decisivo para salvar a vida de Kerri-Louise Gilchrist, de 33 anos. Durante o trabalho...

Morre Maestro Lessa, ícone do frevo e do Carnaval de PE, aos 86 anos

Morreu nesta terça-feira (22/7), aos 86 anos, o Maestro Lessa, um dos maiores representantes da cultura pernambucana. O regente, conhecido por sua paixão pelo...