Waack: Amplia-se o racha feito por Trump na direita brasileira

Donald Trump está ajudando a produzir um grande racha no espectro político de direita no Brasil, que vai de um centrismo amorfo até uma extrema-direita hostil a quem quer que não obedeça cegamente Jair Bolsonaro.

Deputados de oposição racharam com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que não andou com a pauta de anistia ampla, conforme pretendido por eles. E ainda passou o trator por cima deles, proibindo sessões durante o recesso parlamentar.

Racha significativo está se aprofundando em setores da economia — particularmente a agroindústria — ligados a Bolsonaro, nos quais está sedimentando rapidamente a noção de que a campanha do clã Bolsonaro em favor do tarifaço de Trump só traz prejuízos.

Setores da indústria e do comércio já haviam chegado a essa conclusão — igualmente o das finanças. Também a cúpula das Forças Armadas teme pelo pior: que um agravamento da crise leve a danos irreparáveis nas estreitas ligações do setor de defesa com os Estados Unidos e países da Otan.

Associar-se a Trump, especialmente com a subserviência praticada pelo clã Bolsonaro, tornou-se um problema tóxico na política brasileira.

E, de maneira inversa, chegou até ao Supremo, onde se produziu publicamente um racha quanto à aplicação das medidas cautelares contra Jair Bolsonaro impostas por Alexandre de Moraes — vistas como contraproducentes a partir da própria perspectiva do STF na luta política da qual é parte.

As negociações do governo não estão indo a lugar algum — não há pauta nem agenda.

Mas, do ponto de vista político, Trump está ajudando o governo Lula. Ele faz a China surgir como parceira melhor do que os Estados Unidos — velho sonho de Lula — e empresta a Lula uma causa.

Ex-artilheiro do Galo reprova ações do elenco atual: “Honramos camisa”

O início da semana foi marcado por turbulências nos bastidores do Atlético-MG. Jogadores acionaram o clube judicialmente, nesta terça-feira (22/7), por atrasos em pagamentos....

Vasco reverte punição da Fifa e pode realizar novas contratações

O Vasco anunciou, nesta quarta-feira (23/7), que conseguiu reverter o transfer ban da Fifa e agora está apto a registrar novos atletas. O clube...

Sede do Corinthians é pichada com protestos contra Memphis Depay; veja

Os muros do Parque São Jorge, sede do Corinthians, amanheceram pichados nesta quarta-feira (23/7), com protestos direcionados ao atacante Memphis Depay. As mensagens afirmavam...