Trump faz “negociação de mafiosos”, afirma Carlos Poggio

A forma como Donald Trump conduz suas negociações diplomáticas se assemelha a táticas utilizadas pela máfia, de acordo com Carlos Poggio, professor de Ciência Política do Berea College. O especialista destaca que, embora exista um grau de diplomacia, a lógica opera de maneira significativamente distinta das práticas diplomáticas convencionais.

Poggio aponta que as negociações de Trump abandonam o princípio de igualdade entre entidades soberanas, estabelecendo uma dinâmica baseada em diferenças de poder. As tratativas agora são feitas com base em “ameaças, humilhações públicas, chantagens e ultimatos”, que, segundo o professor, são características que refletem similares às negociações entre grupos mafiosos.

Mudança na política externa

Ele aponta que a forma que os americanos passaram a tratar seus aliados é “a grande diferença”.

“Não é unilateralismo. A novidade é o revisionismo. É o país que é o centro do poder hegemônico do mundo, que não teria o menor incentivo pra abandonar a ordem atual, agindo como uma potência revisionista destruindo a sua própria ordem.”, aponta Poggio.

Essa postura revisionista, aponta, tem transformado significativamente a atuação do Departamento de Estado durante a gestão Trump.

WW Especial

Apresentado por William Waack, programa é exibido aos domingos, às 22h, em todas as plataformas da CNN Brasil.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Musk pede até US$ 134 bi da OpenAI e da Microsoft por “ganhos indevidos”

O CEO da SpaceX, Elon Musk, está buscando até US$ 134 bilhões ⁠da OpenAI e da ‍Microsoft. Musk alega que merece os “ganhos indevidos”...

Forças sírias tomam campo de petróleo de Omar, o maior do país, diz fonte

Tropas da Síria que lutam contra as forças curdas apoiadas pelos EUA tomaram o campo de petróleo de Omar, o maior do país, e...

Análise: Trump está falando sério sobre “tomar a Groenlândia”?

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem reforçado nos últimos dias que leva a sério a ideia de assumir o controle da Groenlândia...