Morre Bob Wilson, diretor de teatro e ópera, aos 83 anos

Robert M. Wilson, conhecido como Bob Wilson, morreu aos 83 anos. Além de ser reconhecido por seu trabalho como diretor de teatro e ópera, o norte-americano também se destacou nas áreas de arquitetura, cenografia, design de iluminação, além de ser o fundador do The Watermill Center.

A morte foi confirmada nesta quinta-feira (31), por meio de suas redes sociais e site oficial, em conjunto com o seu estúdio. “Robert Wilson morreu pacificamente hoje em Water Mill, Nova York, aos 83 anos, após uma breve, mas aguda doença”, citam.

No comunicado, a equipe de Wilson ainda menciona que apesar do artista encarar o diagnóstico com clareza e determinação, ele continuou trabalhando e criando até o fim de sua vida. “Seus trabalhos para o palco, em papel, esculturas e retratos em vídeo, assim como o Watermill Center, permanecerão como o legado artístico de Robert Wilson”, acrescentam.

Por fim, a nota menciona que em breve, serão realizadas cerimônias memoriais em homenagem ao diretor de teatro, em locais que foram especialmente significativos para ele.

Nos comentários da publicação no Instagram, diversos internautas lamentaram a perda. “Te amaremos para sempre”, escreveu o artista Miles Greenberg. “Uma grande perda. Um lindo homem. Um artista maravilhoso”, citou a banda Garbage.

Desde o final da década de 1960, as produções de Robert Wilson moldaram a estética do teatro e da ópera. Através do uso característico da luz, de suas investigações sobre a estrutura de um movimento simples e do rigor clássico de seus cenários e mobiliários, Wilson articulou a força e a originalidade de sua visão.

Durante décadas, ele dirigiu performances que desafiam os limites, desde seu trabalho mais conhecido de 1976, “Einstein on the Beach”, até o recente “Mary Said What She Said”, de 2019. Em 1974, ele ainda apresentou no Theatro Municipal de São Paulo, a peça “The Life and Times of Joseph Stalin”, que recebeu o título de “The Life and Times of Dave Clark”, para evitar problemas com a censura da época.

Espetáculos musicais que estarão em cartaz no 2º semestre de 2025

Datafolha: 48% dos brasileiros acham que Bolsonaro deveria ser preso

A parcela dos brasileiros que acha que o ex-presidente Jair Bolsonaro deveria ser preso (48%) é ligeiramente maior do que o grupo que afirma...

Flip 2025: confira a programação oficial deste sábado (2)

Mais um dia de programação se inicia neste sábado (1º) na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). A 23ª edição da Flip começou na última...

O Grande Debate: Magnitsky ajuda ou atrapalha Bolsonaro em julgamento?

O comentarista José Eduardo Cardozo e o empresário e ex-deputado federal Alexis Fonteyne discutiram, nesta sexta-feira (1º), em O Grande Debate (de segunda a...