Flip 2025: confira a programação oficial desta sexta-feira (1º)

A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) deste ano segue sua programação oficial nesta sexta-feira (1º).

A 23ª edição do evento reúne escritores, poetas, intelectuais e artistas de diferentes partes do mundo para discutir literatura e questões contemporâneas, como identidade, autonomia feminina, memória e meio ambiente, entre outros.

O poeta Paulo Leminski (1944-1989) é o autor homenageado neste ano, e foi lembrado na mesa de abertura na quarta-feira, com Arnaldo Antunes. Veja abaixo a programação oficial da Flip, que ocorre no auditório da matriz.

Programação da Flip 2025 nesta sexta-feira (1º)

10h: Mesa 8 – Vide o verso

Alice Ruiz + Claudia Roquette-Pinto + Marília Garcia
Mediação: Fernando Luna

Poesia é música, contemplação, ensaio. Poesia dá ritmo, ajuda a pensar, mostra o mundo. Essas três poetas de gerações diferentes têm caminhos singulares e ajudaram a construir o panorama da poesia brasileira como conhecemos hoje.

12h: Mesa 9 – O Brasil no espelho

Tiago Rogero + Ynaê Lopes dos Santos
Mediação: Juliana Borges

Dois dos mais importantes pensadores da questão racial no Brasil trazem à luz nossa pior herança, mas também a possibilidade de um acerto de contas decisivo para a construção de um país mais justo.

13h30: Mesa extra – Escritor de dois mundos

Valter Hugo Mãe
Mediação: Walter Porto

Catorze anos depois de uma das mesas mais icônicas da Flip, Valter Hugo Mãe volta ao Programa Principal para falar de sua obra que continua a fazer sucesso no Brasil, assim como de desdobramentos importantes, como o lançamento do filme baseado em seu livro O filho de mil homens.

15h: Mesa 10 – Tudo que desabrocha

Giovana Madalosso + Liv Strömquist
Mediação: Nanni Rios

Pensar os relacionamentos, o papel da mulher, os modos de estar no mundo são interesses dessas duas autoras, pensadoras da vida contemporânea, cada uma com sua forma especial de expressão.

17h: Mesa 11 – Breve história do longo conflito

Ilan Pappe
Mediação: Arlene Clemesha

Um dos intelectuais mais relevantes que pensam o conflito na Palestina tem muito a dizer não apenas sobre a origem e os motivos da guerra, mas também sobre o que ela diz sobre a organização do mundo político hoje.

19h: Mesa 12 – O lugar da floresta

Marina Silva
Mediação: Aline Midlej

Com mais de quatro décadas de militância e vida pública, Marina Silva é referência para diferentes gerações e conquistou um lugar de destaque como uma das personalidades mais importantes do mundo na luta pela preservação do meio ambiente. Ouvir sobre a sua trajetória é compreender profundamente a necessária resistência às políticas de devastação e compreender o papel do Brasil em ano de COP 30.

21h: Mesa 13 – Palavras: vida e obra

Gregorio Duvivier

Um passeio performático pela vida íntima das palavras, esses seres fantásticos que nascem e morrem todos os dias e, entre uma coisa e outra, transam, trabalham, brigam, se divertem.

Serviço

Sobre a Flip
Onde: Paraty (303 km de São Paulo e 258 km do Rio de Janeiro)
Quando: 30 de julho a 03 de agosto
Ingressos: A partir de R$ 19,50 (meia)
Como assistir: a programação é transmitida ao vivo pelo site da Flip, pelo YouTube https://www.youtube.com/@flipfestaliteraria e pelo canal de TV Arte1

Bienal do Livro Rio 2025: confira os livros mais vendidos no evento

Feminicídios em Pernambuco: 2025 já supera 2024 antes do fim do ano

Pernambuco registrou, até o fim de novembro, 82 casos de feminicídio, número superior ao total de 2024, quando 76 mulheres foram mortas em razão...

Fed divergiu sobre esperar mais dados para cortar juros, diz Goolsbee

O presidente do Federal Reserve de Chicago, Austan Goolsbee, disse nesta sexta-feira (12) que não concordou com o recente corte de 0,25 ponto na taxa...

Justiça condena “bruxo” que matou namorada com espada e queimou corpo no RS

A Justiça do Rio Grande do Sul condenou, na madrugada desta sexta-feira (12), André Avila Fonseca pelo assassinato de Laila Vitória Rocha de Oliveira,...