Focus: mercado reduz projeção da inflação deste ano para 5,07%

Analistas do mercado financeiro reduziram a projeção de inflação de 2025 pela décima semana consecutiva. A projeção passou de 5,09%, na semana passada, para 5,07%. A expectativa para 2026 também foi revisada para baixo, enquanto as estimativas para 2027 e 2028 não sofreram mudanças em relação à semana anterior.

Confira como ficaram as estimativas para a inflação:

  • para 2026, caiu de 4,44% para 4,43%;
  • para 2027, segue em 4%; e
  • para 2028, é de 3,80%.

As estatísticas fazem parte do relatório Focus divulgado nesta segunda-feira (4/8) pelo Banco Central. O boletim resume a análise de mais de 100 especialistas do mercado financeiro, consultados semanalmente no levantamento do BC.

O que é o relatório Focus

  • O Relatório de Mercado Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado financeiro coletadas até a sexta-feira imediatamente anterior à divulgação do documento.
  • O Focus é tradicionalmente divulgado toda segunda-feira.
  • O relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio (dólar), taxa Selic, entre outros indicadores.
  • As projeções são do mercado, não do Banco Central. A autoridade monetária só reúne e divulga os dados.

PIB

Segundo o Focus, o mercado prevê crescimento de 2,23% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2025. As projeções do PIB para 2026 e 2027 caíram, enquanto a estimativa para 2028 continua a mesma da semana anterior.

Confira como ficaram as estimativas para a inflação:

  • para 2026, caiu de 1,89% para 1,88%;
  • para 2027, diminuiu de 2% para 1,95%; e
  • para 2028, é de 2%.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade, em um ano. Uma alta significa que a economia está crescendo em um ritmo bom, enquanto um recuo implica encolhimento da produção econômica da nação.

Leia também

No primeiro trimestre, o PIB registrou alta de 1,4%, com destaque para a expansão do agro. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no fim de maio.

O Ministério da Fazenda espera que a economia brasileira cresça 2,5%. Já o Banco Central projeta uma expansão de 2,1%.

Aguarde para mais informações.



Fonte: Metrópoles

Além do canudo de papel: veja 3 dicas para reduzir uso de plásticos

Mais de 400 milhões de toneladas métricas de plástico são produzidas anualmente, e apenas uma pequena fração é reciclada. O restante acaba em aterros...

Pesquisadores aproveitam alga para fazer matéria-prima de construção civil

Pesquisadores brasileiros desenvolveram uma argila cerâmica mais leve que a normalmente utilizada na construção civil graças à adição de algas do gênero Sargassum no processo de...

Gaza registra novas mortes por fome e de moradores que buscavam ajuda

Ao menos 40 palestinos foram mortos por tiros e ataques aéreos de Israel na Faixa de Gaza nesta segunda-feira (4), incluindo dez pessoas que...