Comissão deve avançar com LDO e Orçamento de 2025 a partir de terça

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) deve votar na próxima terça-feira (17) o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025.

O projeto precisa ser apreciado antes da análise do Orçamento do próximo ano.

A LDO define as regras gerais para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que é o orçamento em si e deve ser apreciada no dia seguinte, na quarta-feira (18).

Depois de aprovadas na comissão, as matérias orçamentárias ainda devem ser analisadas em sessão conjunta de deputados e senadores. A expectativa é que a sessão do Congresso seja realizada na quinta-feira (19).

Os congressistas têm pressa para concluir as votações. Os trabalhos no Legislativo devem se encerrar na sexta-feira (20), já que o recesso parlamentar começa em 23 de dezembro.

Por regra, prevista na Constituição, a LDO deveria ser votada até julho, antes do recesso parlamentar do meio do ano. Neste ano, o imbróglio sobre as regras e o pagamento das emendas parlamentares adiou a análise do projeto.

Como a CNN mostrou, o relator da LDO, senador Confúcio Moura (MDB-RO), avaliou que as decisões do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), deixaram os parlamentares “insatisfeitos”.

Ele afirmou que o seu parecer vai buscar conciliar as demandas dos congressistas com as novas regras estabelecidas pelo Supremo.

O relatório preliminar da LDO foi aprovado em 4 de dezembro. Essa etapa é protocolar e, na prática, abre caminho para a apresentação das emendas ao texto pelos deputados e senadores.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Comissão deve avançar com LDO e Orçamento de 2025 a partir de terça no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Bolsas da Ásia fecham mistas com alta em Tóquio antes de eleição

As bolsas da Ásia tiveram um desempenho misto nesta sexta-feira. O mercado de Tóquio subiu antes das eleições gerais no Japão que devem solidificar...

Carnaval 2026: confira dicas de segurança no celular para evitar golpes

O Carnaval está chegando e os foliões se preparam para curtir os blocos que agitarão as capitais, nos próximos dias. Uma das medidas é...

EUA defendem tratado nuclear com múltiplas potências após acordo com Rússia

Os Estados Unidos defenderam nesta sexta-feira (6) um novo acordo de controle de armas, após o tratado que impôs limites aos programas nucleares estratégicos...