Um posseiro foi encontrado morto dentro da fazenda Polatina, no Sul do Amazonas, na madrugada desta quarta-feira. A região é palco de um sangrento conflito pela terra entre o pecuarista Sidney Zamorra e mais de 200 famílias de trabalhadores rurais, na localizada conhecida como Marielle Franco.
O homem, conhecido por “Jacozinho”, saiu de casa para quebrar castanha no domingo passado. O corpo foi localizado por um amigo, que fez contato com as lideranças dos posseiros em Rio Branco e foi orientado a não alterar a cena de um possível crime. Paulo Sérgio, líder na comunidade, disse aguardar mais informações, mas está pedindo a presença da Polícia Federal para apurar as consequências da morte.
Pecuaristas ameaçam moradores da Comunidade Marielle Franco no sul do Amazonas
A Polatina tem sido notícia negativa há vários anos, com suspeita de grilagem de terra, ameaças e torturas. Vídeos fartamente divulgados pela imprensa do AM e do Acre mostraram os trabalhadores fugindo sob tiroteio atribuído aos “capangas” do fazendeiro. Os Zamorra foram alvos de operações policiais, com buscas e apreensões autorizadas pela Justiça Federal no apartamento do patriarca da família e ordem de prisão contra o filho dele. A família do pecuarista é acusada de manter segurança armada dentro da propriedade para intimidar os posseiros. O Incra garante que as terras ocupadas pelos posseiros são devolutas da União, e reforça a acusação de grilagem.