Conheça a arte marcial Wushu; torneio será transmitido pelo Metrópoles

O Metrópoles transmitirá, com exclusividade em língua portuguesa, o 17º Campeonato Mundial de Wushu, que acontecerá a partir desta quarta-feira (3/9).

As competições acontecerão no Ulysses Centro de Convenções, localizado no Eixo Monumental, até o próximo domingo (7/9), sempre a partir das 9h. As transmissões serão feitas ao vivo, com imagens e de graça, no canal do YouTube do portal Metrópoles.

Leia também

O Wushu é uma arte marcial criada e desenvolvida na China, conhecida no Ocidente como Kung Fu. A prática envolve filosofias populares e práticas do povo oriental ao longo dos últimos cinco mil anos.

Além disso, é considerada uma maneira de cultivar o corpo, a mente e o espírito de forma benéfica e também é praticada como sistema de ataque e defesa pessoal.

O Wushu é dividido em duas modalidades: Sanda e Taolu. O Sanda é um combate desarmado, no qual os lutadores utilizam técnicas de luta livre e defesa.

No Sanda, os competidores devem usar equipamentos de proteção, como luvas, protetores de cabeça, tórax, bucal e protetor genital. A disputa é composta por três rounds de dois minutos cada. Podem ser atacados: a cabeça, o tronco (incluindo o peito, abdômen, cintura e costas) e as pernas. Vence a luta quem conquistar dois rounds dos três ou nocautear o adversário.

2 imagensDemonstração de luta de Wushu na modalidade TaoluFechar modal.1 de 2

Demonstração de luta de Wushu na modalidade Sanda

Divulgação / IWUF2 de 2

Demonstração de luta de Wushu na modalidade Taolu

Divulgação / IWUF

Já no Taolu, o competidor realiza demonstrações coreografadas, com técnicas pré-determinadas e baseadas em princípios e filosofias de ataque e defesa. Podem incluir técnicas de agarrões, arremessos, lutas, rasteiras, saltos, perna, mão e de equilíbrio.

Na competição, o atleta deve executar rotinas de apresentação, em que são avaliadas a qualidade dos movimentos, desempenho e o grau de dificuldade, bem como outros critérios individuais.



Fonte: Metrópoles

Exclusivo: SW4 apreendida com diretor-geral de polícia bêbado é liberada sem pagamento de R$ 42 mil em multas; Autoridades não explicam

A SW4 branca de placas QSG6J26, apreendida no último domingo numa blitz Álcool Zero, em frente ao Parque de Exposições, em Rio Branco, foi...

Países asiáticos têm demandado muito produtos da Petrobras, diz CEO

Países asiáticos, incluindo a Índia e a China, “estão demandando muito” os produtos da Petrobras, afirmou a CEO da companhia, Magda Chambriard, nesta terça-feira...

Gaúcha que desapareceu após assalto em SP é encontrada, diz família

A geóloga Priscila Schmitt, gaúcha de 40 anos, que desapareceu em São Paulo no dia 8 de agosto, foi encontrada pela Polícia Civil nesta...