Gladson, Mailza Assis e ministra de Lula anunciam a 2ª Casa da Mulher Brasileira no Acre, estado campeão em feminicídio

O governador Gladson Cameli e sua vice, Mailza Assis, recebem a ministra Cida Gonçalves no palácio Rio branco, nesta manhã, para tratar de políticas públicas efetivas capazes de zerar a ocorrência de feminicídios no estado. O Acre é campeão em mortes de mulheres causadas pela violência doméstica, considerando o número de habitantes.

Uma tratativa institucional põe como prioridade a construção da Casa da Mulher Brasileira em Rio Branco, um espaço estruturado para acolhimento de mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Nesta quarta, a ministra inaugura uma unidade semelhante em Cruzeiro do Sul.

O equipamento, que faz parte do Programa Mulher Viver sem Violência, facilita o acesso aos serviços especializados, como apoio psicossocial, delegacia e juizado, Ministério Público, Defensoria Pública e transporte, além de promover a autonomia econômica das mulheres e cuidados infantis.

Gladson foi bastante receptivo e fez autocrítica ao comentar a violência doméstica no estado.

A vice Mailza Assis elogiou a atenção dada ao Acre pelo Governo Federal e, como secretária de Assistência Social, ressaltou seu empenho pessoal para minimizar “uma estatística que nos entristece e exige esforço de todos para combatê-la”.

O governador, a ministra e a vice-governadora visitarão ainda hoje um terrenos onde o abrigo será construído.

A visita da ministra inclui entendimento para ampliar a Patrulha Maria da Penha.

“Parabenizo a iniciativa da ministra em estar conosco. O Acre, infelizmente, tem indicadores que nos envergonham, e isso mudará, certamente”, disse o governador.

Mardia El Shawa, delegada e secretária da Mulher, também esteve numa coletiva à imprensa, no final da manhã.

 

Sabrina Sato revela ter sofrido duas perdas gestacionais em 2024

Sabrina Sato falou abertamente sobre um momento delicado vivido ao lado do ator Nicolas Prattes no ano passado. Em entrevista à revista Glamour, a...

Brunna Gonçalves fala do primeiro dia com Zuri: ‘Sem palavras’

Brunna Gonçalves usou as redes sociais nesta quarta-feira (14) para contar como foram as primeiras horas ao lado de Zuri, filha dela com Ludmilla....

Débora dos Santos, do “perdeu, mané”, recorre de condenação no STF

A defesa da cabelereira Débora Rodrigues dos Santos, mulher que escreveu com batom “perdeu, mané” na estátua do Supremo Tribunal Federal (STF), entrou com...