Réu por metralhar carro em via pública, chefe do Iapen teve arma apreendida, tentou advogar pra si e continua impune

Há exatos 12 meses, em 24 de fevereiro de 2024, o delegado Marcos Frank Costa e Silva, que se tornaria presidente do Iapen por indicação política, disparava contra um veículo modelo Ònix que estava estacionado em frente à sua casa, no Bairro Bom Sucesso, em Rio Branco.

O carro pertencia a um montador de móveis que estava trabalhando na casa do vizinho do delegado. Não havia razão para que Frank sacasse a arma e efetuasse os 5 disparos que a perícia confirmou na lataria do automóvel.

Imagens do momento do crime, o boletim de ocorrência e detalhes da perícia foram publicados pelo Portal Giro Acreano (VEJA AQUI)

O ônix estava fechado, sem ninguém dentro dele, e o Ministério Público entendeu como crime (disparo em via pública).

Esse tipo de reação, violenta, só é permitida quando há perigo à vida do atirador, e de terceiro, caso típico de legitima defesa e proteção à vida.

Franck virou réu e, em novembro do ano passado, teve a arma apreendida por ordem judicial. O porte dele não foi cassado, e a Corregedoria Geral de Polícia não interveio no caso, sendo mais uma ocorrência envolvendo policiais que permanece impune administrativamente, apesar de passado1 ano desde o crime.

Sem muitos argumentos para convencer sobre sua inocência, o presidente do Iapen, que é bacharel em Direito, tentou uma cartada que só piorou a sua situação: quis fazer a sua própria defesa. Mas, como policial civil que é, ele está proibido de advogar em causa própria. O MP invocou uma jurisprudência do STF, pediu que a pretensão fosse negada, e o juiz Cloves Augusto Cabral aceitou.

A decisão de mérito é aguardada para a qualquer dia. Se condenado, o gestor do Iapen pode perder o cargo.

 

Brasileirão: veja classificados à Libertadores, Sul-Americana e rebaixados

O Campeonato Brasileiro de 2025 terminou neste domingo (7). O Flamengo foi o grande campeão, confirmando seu título de forma antecipada na 37ª rodada. Cinco...

Real Madrid perde para Celta no Bernabéu e vê Barcelona disparar na LaLiga

O Real Madrid sofreu uma surpreendente derrota por 2 a 0 e terminou com nove jogadores em campo contra o Celta de Vigo neste...

Neymar confirma cirurgia no joelho após vitória pelo Santos

No confronto válido pela 38ª rodada do Brasileirão, o Santos derrotou o Cruzeiro por 3 a 0 neste domingo (7), na Vila Belmiro, e...