Parlamentares de direita apoiam frei Gilson após ataques da esquerda

Deputados federais de direita e a Frente Parlamentar Católica se manifestaram em apoio ao líder religioso frei Gilson. Nos últimos dias, Gilson da Silva Pupo Azevedo tornou-se alvo de críticas nas redes sociais por parte da militância ligada à esquerda.

A Frente Parlamentar Católica na Câmara dos Deputados também divulgou uma nota, assinada pelo presidente da Frente deputado federal Luiz Gastão (PSD/CE), que ressalta o “compromisso com a defesa da liberdade de expressão e da liberdade religiosa”.

“O Brasil é um país democrático, onde a liberdade de crença e culto é um direito fundamental assegurado pela Constituição Federal. Isso inclui a possibilidade de sacerdotes e ministros religiosos pregarem os princípios da fé que professam, sem que sejam perseguidos ou silenciados por suas convicções”, disse a nota.

Segundo Gastão, a Frente reafirma o compromisso com a defesa da liberdade de expressão e da liberdade religiosa, “assegurando que qualquer cidadão – seja leigo, sacerdote ou líder religioso – possa professar e ensinar sua fé sem medo de censura ou represália”.

Outros parlamentares oposicionistas se mobilizaram na defesa do sacerdote. 

Para a deputada Silvia Waiãpi (PL-AP), os ataques vêm de pessoas que tentam impor uma ideologia religiosa.

“Não podemos permitir que a liberdade religiosa seja cerceada por aqueles que desejam impor uma ideologia única à sociedade. Frei Gilson representa milhões de brasileiros que creem nos princípios da família, da fé e da moral cristã”, declarou.

O deputado Sanderson (PL-RS) afirmou que a perseguição à frei Gilson faz parte de uma estratégia da esquerda para deslegitimar líderes religiosos que se posicionam politicamente.

“Eles querem desacreditar qualquer voz que vá contra suas pautas. A guerra cultural está posta, e cabe a nós defendermos aqueles que têm coragem de falar a verdade”, disse.

Na mesma linha, o deputado Rodrigo Valadares (União-SE) também destacou que a oposição busca desqualificar os religiosos conservadores.

“Enquanto a esquerda tenta desqualificar as lideranças religiosas conservadoras, a bancada de direita promete continuar defendendo o direito dos cristãos de manifestarem suas crenças sem retaliação”, concluiu.

Entenda a polêmica

Com milhões de seguidores nas redes sociais, o sacerdote membro da congregação Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo tem reunido fiéis em transmissões ao vivo feitas às madrugadas para rezar durante a Quaresma, período de penitência e reflexão que antecede a Páscoa.

As lives do frei contam por vezes com a participação de personalidades conhecidas, como o humorista e apresentador do podcast Inteligência Ltda, Rodrigo Vilela, e o sertanejo Zé Neto.

Cantor, frei Gilson acumula cerca de 1,5 milhão de ouvintes mensais na plataforma de streaming de áudio Spotify, além de comandar o ministério Som do Monte.

Apesar disso, internautas têm resgatado declarações polêmicas feitas pelo sacerdote em suas lives, como quando afirmou que as mulheres foram criadas para “curar a solidão do homem” e que, portanto, deveriam auxiliá-los.

“Para curar a solidão do homem, Deus fez você [mulher]. Deus faz uma promessa para Adão: eu vou fazer alguém para ser sua auxiliar. Aqui você já começa a entender a missão de uma mulher. Ela nasceu para auxiliar o homem”, disse o líder religioso.

Em outra ocasião, em julho de 2021, frei Gilson transmitiu uma de suas lives direto de Brasília, na qual, ao lado do também frei José Lucas, pediu: “Não permitais, senhor e rainha de Nazaré, que os erros da Rússia venham a assolar o Brasil, como bem afirmou Nossa Senhora em Fátima”.

Na sequência, o colega do sacerdote complementa: “Livra-nos, mãe de Deus e nossa, do flagelo do comunismo”.

Frei Gilson também é personagem recorrente de conteúdos da produtora Brasil Paralelo, comumente associada a figuras da direita brasileira.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Parlamentares de direita apoiam frei Gilson após ataques da esquerda no site CNN Brasil.

Manuela Dias muda remake de “Vale Tudo” e cria romance inédito entre Solange e Renato

O remake de “Vale Tudo” vai surpreender os noveleiros de plantão com uma reviravolta que não existia na versão original de 1988. A autora...

Zé Felipe defende Maria Alice e “parte pra cima” após críticas pela filha aprender futebol

Zé Felipe, casado com Virginia Fonseca, não deixou as críticas que a primogênita do casal recebeu por escolher fazer aulas de futebol passarem em...

Rodrigo Mussi detalha viagem para China e encara momento inusitado com ex-Pânico

Rodrigo Mussi, apresentador e ex-participante do “BBB22” (Globo), está na China para cumprir uma agenda profissional com uma empresa multinacional asiática de veículos elétricos,...