Vídeo mostra raro registro de quatro leopardos-das-neves no Paquistão; veja

Imagens raras de quatro leopardos-das-neves vistos escalando penhascos nevados no norte do Paquistão criaram um alvoroço de excitação entre os conservacionistas.

Os leopardos-das-neves estão entre as criaturas mais ardilosas do mundo na natureza e é difícil capturar até mesmo um na câmera, muito menos quatro, com o avistamento sendo celebrado como um sucesso para os esforços de conservação do Paquistão.

Confira o vídeo dos leopardos-das-neves:

Sakhawat Ali, um guarda-caça e entusiasta da fotografia da remota vila de Hushe, capturou as imagens em 13 de março após o que ele descreveu como “duas semanas rastreando suas pegadas” pelo Parque Nacional Central Karakoram coberto de neve – perto do K2, a segunda montanha mais alta do mundo.

Ali relatou à CNN que os quatro leopardos-das-neves eram uma mãe e seus três filhotes.

“Na vila estamos acostumados a ver leopardos-das-neves, mas ninguém, nem mesmo os mais velhos com quem falei, já viu quatro leopardos-das-neves de uma vez”, comentou ele.

Ele viu a mãe primeiro, depois começou a notar pegadas adicionais.

Mais tarde, ele “teve sorte” ao avistar os animais juntos enquanto observava um penhasco próximo, através de binóculos, do telhado de sua casa.

E então saiu correndo com sua câmera para filmá-los, a uma distância de 200 metros.

Ali disse que os vizinhos de sua aldeia estão comemorando o avistamento – embora tenham algumas preocupações de que seu gado possa estar em perigo.

Os leopardos-das-neves estão atualmente listados como “vulneráveis” na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Conhecidos localmente como o “fantasma das montanhas”, eles se camuflam facilmente em seu habitat natural da cordilheira Karakoram, na região de Gilgit Baltistan, no Paquistão.

O antropólogo ambiental Shafqat Hussain diz que o terreno rochoso no norte do Paquistão é talvez o “melhor habitat de leopardo-das-neves do mundo”.

Eles habitam apenas as altas áreas alpinas do Himalaia e, embora o habitat se espalhe por 12 países, incluindo China, Butão, Nepal, Índia, Paquistão, Rússia e Mongólia, avistamentos são extremamente raros.

O Dr. Zakir Hussain, Conservador Chefe de Parques e Vida Selvagem de Gilgit-Baltistan, relatou à CNN que o avistamento foi uma “vitória” para o trabalho que está sendo feito para aumentar a conscientização entre as comunidades locais sobre a importância de proteger os leopardos-das-neves.

Ele comentou que oitenta por cento dos membros da comunidade estão agora envolvidos em atividades de conservação, rastreamento e conscientização.

O World Wildlife Fund for Nature, Paquistão, disse estar otimista sobre o avistamento, mas enfatizou que os leopardos-das-neves continuam sendo uma espécie ameaçada de extinção, ainda enfrentando “numerosas ameaças”.

Em uma declaração, pontuou que é crucial que as comunidades locais “trabalhem juntas para proteger e conservar esses incríveis grandes felinos, garantindo que as gerações futuras possam testemunhar seu esplendor na natureza”.

Segundo o Programa Ambiental das Nações Unidas, “as atividades humanas e o crescimento dos rebanhos de gado em algumas áreas levaram à degradação de pastagens e habitats da vida selvagem”, afetando os suprimentos de alimentos dos leopardos-das-neves.

Outras ameaças, conforme o PNUMA, incluem a caça ilegal e a fragmentação do habitat do animal devido a novos projetos de infraestrutura massivos, além das mudanças climáticas – que “devem agravar essas ameaças existentes”.

Em 2023, o Paquistão foi classificado como o 5º país mais vulnerável às mudanças climáticas, segundo o Índice Global de Risco Climático do Banco Mundial.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Vídeo mostra raro registro de quatro leopardos-das-neves no Paquistão; veja no site CNN Brasil.

Mourinho compara Benfica a Lewis Hamilton para rebater críticas de rival

Durante entrevista coletiva realizada neste sábado (27), José Mourinho, técnico do Benfica, respondeu às recentes declarações de Frederico Varandas, presidente do Sporting, rival histórico...

“Pluribus”: Vince Gilligan detalha final perturbador da 1ª temporada

Alerta de spoiler: o texto a seguir contém spoilers da 1ª temporada de “Pluribus” O episódio final da primeira temporada de “Pluribus”, de Vince Gilligan...

Corpo é localizado após queda de ultraleve em Copacabana, diz Bombeiros

Um corpo foi localizado no mar de Copacabana, na altura do Posto 3, após a queda de um avião ultraleve no início da tarde...