Trump retira autorizações de segurança para Kamala Harris e Hillary Clinton

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, retirou nesta sexta-feira (21) as autorizações de segurança da ex-vice-presidente Kamala Harris, da ex-secretária de Estado Hillary Clinton e de outros.

O presidente republicano, que também revogou a autorização de segurança do ex-presidente Joe Biden, derrotou Hillary na eleição presidencial de 2016 e Kamala na eleição do ano passado.

“Determinei que não é mais do interesse nacional que os seguintes indivíduos acessem informações confidenciais”, disse Trump em um memorando nesta sexta-feira que também incluía o ex-secretário de Estado Antony Blinken.

Embora as revogações possam não ter impactos imediatos, é outro sinal da crescente divisão política em Washington.

O memorando foi emitido horas depois que Trump chegou à sua propriedade de golfe em Bedminster, Nova Jersey, para o fim de semana.

O presidente americano também teve como alvo a ex-representante republicana Liz Cheney, uma crítica ferrenha de Trump, o ex-conselheiro de segurança nacional da Casa Branca de Biden, Jake Sullivan, e Fiona Hill, uma especialista em Rússia que serviu em seu Conselho de Segurança Nacional durante seu primeiro mandato.

Mark Zaid, um advogado de segurança nacional em Washington que representa denunciantes, e Adam Kinzinger, um ex-legislador republicano que é um crítico ferrenho de Trump, estavam entre vários outros que tiveram suas autorizações de segurança revogadas.

Ele já havia revogado a autorização de segurança para Biden, negando ao ex-presidente o acesso tradicional à inteligência dos EUA.

Ex-presidentes dos EUA tradicionalmente recebem briefings de inteligência para que possam aconselhar presidentes em exercício sobre segurança nacional e política externa.

Em 2021, Biden revogou a autorização de segurança para Trump, que era então um ex-presidente.

Quais os produtos e países que Trump ameaçou tarifar até agora?

Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump retira autorizações de segurança para Kamala Harris e Hillary Clinton no site CNN Brasil.

Em mensagem de Natal, Trump critica pessoas trans e “escória da esquerda”

O presidente dos EUA, Donald Trump, publicou uma mensagem de Natal em sua plataforma de mídia social Truth Social, misturando votos de boas festas...

Palmeiras quer Marlon Freitas, do Botafogo, para ter “reforço ideal”

O Palmeiras entrou na disputa pela contratação de Marlon Freitas, e o meio-campista do Botafogo surge como opção de reforço que se encaixa nas preferências do Verdão no...

“Bridgerton”: trailer da 4ª temporada traz Benedict em clima de “Cinderela”

A Netflix revelou o trailer oficial da primeira parte da 4ª temporada de “Bridgerton” nesta quinta-feira (25). Os quatro primeiros episódios apresentam a aguardada...