Grande operação conjunta nos EUA contra imigrantes prende cinco brasileiros

Uma operação da Imigração e Fiscalização Aduaneira dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês) com outras forças de segurança prendeu 370 imigrantes irregulares em Massachusetts, incluindo cinco brasileiros, entre 18 e 23 de março.

Segundo a agência, a ação tinha como foco combater crime organizado transnacional, gangues e criminosos estrangeiros irregulares na região de Boston.

Entre os grupos que foram alvo da operação, estão o MS-13, Tren de Aragua, Trinitarios, e a 18th Street gang.

Ainda segundo o comunicado, 205 dos presos têm condenações ou acusações criminais significativas. Além disso, seis eram fugitivos estrangeiros que enfrentam acusações ou condenações por assassinato, tráfico de drogas, crime organizado e lavagem de dinheiro.

Durante a operação, autoridades policiais apreenderam aproximadamente 44 kg de metanfetaminas, 5 kg de fentanil, 1,2 kg de cocaína, três armas de fogo e munição.

Os brasileiros detidos não foram identificados pela Imigração e Fiscalização Aduaneira dos Estados Unidos, mas a agência destacou que eles já eram procurados pelas autoridades. Veja:

  • Brasileiro acusado de homicídio culposo, homicídio por veículo automotor, homicídio sob efeito de álcool, invasão de domicílio à noite com intenção de cometer um crime e furto; preso em Worcester
  • Brasileiro procurado por assassinato e condenado por tráfico de armas de fogo no Brasil; preso em Milford
  • Brasileiro procurado por homicídio no Brasil; preso em Lowell
  • Brasileiro procurado no Brasil por não cumprir pena após condenações por homicídio e porte ilegal de arma de fogo; preso em Marlborough
  • Brasileiro procurado no Brasil por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa; preso em West Yarmouth.

Também participaram da ação o FBI — a agência federal de investigações dos EUA –, a Administração de Repressão às Drogas, o Escritório de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos, o Serviço de Segurança Diplomática e a Alfândega e Proteção de Fronteiras.

Desde a campanha presidencial, Donald Trump prometeu adotar medidas para combater a imigração ilegal e deportar “número recorde” de pessoas do país.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Grande operação conjunta nos EUA contra imigrantes prende cinco brasileiros no site CNN Brasil.

Dignidade zero: Bocalom é investigado por calote eleitoral a famílias sem moradia na capital

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, instaurou inquérito...

É de graça! Programa da Gás do Povo passa a valer para todas capitais do Brasil

Todas as capitais brasileiras passam a integrar o programa Gás do Povo a partir desta segunda-feira. Nesta segunda fase de implementação do programa, o...

Aprovados no concurso público do Detran são convocados para posse

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Administração (Sead), publicou no Diário Oficial (DOE) desta segunda-feira, 26, o edital de convocação para...