Brasília se prepara para receber o Mundial de Marcha Atlética por Equipes 2026

Nesta terça-feira (25/3), a World Athletics anunciou que Brasília será a sede do Mundial de Marcha Atlética por Equipes 2026. A competição está prevista para ocorrer em abril de 2026, com uma data proposta para o dia 12, que coincide com o aniversário da fundação do Distrito Federal.

A decisão foi comunicada oficialmente à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e marca um momento significativo para o atletismo nacional, já que a candidatura brasileira superou outras duas cidades: Samborondón, no Equador, e Varsóvia, na Polônia.

Veja as fotos

Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução

A escolha de Brasília não é aleatória. A cidade, projetada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, possui um percurso ideal para a marcha atlética, que se estenderá pela Esplanada dos Ministérios. O trajeto incluirá pontos icônicos como a Catedral Metropolitana, o Museu Nacional da República e a Livraria Nacional, proporcionando uma estrutura adequada para a competição.

O clima da capital, com altitudes de 1.172 metros e temperaturas entre 17 e 28 graus em abril, favorece ainda mais a realização do evento. Brasília já se destaca como um centro importante para a marcha atlética no Brasil, sendo o lar de Caio Bonfim, o primeiro medalhista olímpico brasileiro na modalidade, que conquistou a prata em Paris 2024. O atleta, que treina na cidade, também possui um currículo notável, com duas medalhas de bronze em Mundiais de Atletismo e múltiplas conquistas em Jogos Pan-Americanos.

Além de Bonfim, o Centro de Marcha Atlética de Sobradinho (CASO) revelou outros talentos, como Max Batista e Gabriela Muniz, que também estarão representando o Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024. A escolha de Brasília como sede do Mundial reflete o crescimento e a força da marcha atlética no país, colocando a capital federal em destaque no cenário esportivo mundial.

Este será o terceiro evento mundial realizado no Brasil pela World Athletics, seguindo o Mundial de Revezamento de Rua em Manaus em 1998 e o Mundial de Meia Maratona no Rio de Janeiro em 2008. Com a infraestrutura necessária e um ambiente propício para atletas, Brasília se prepara para receber competidores de alto nível e consolidar sua posição como um centro de excelência do atletismo.



Fonte: Portal LEODIAS

Trump diz que pode viajar para a Arábia Saudita no próximo mês

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (31) que poderia viajar para a Arábia Saudita já no mês que vem, e...

Ucrânia: Ataque russo na região de Zaporizhzhia deixa pelo menos um morto

As forças da Rússia bombardearam um assentamento na linha de frente na região de Zaporizhzhia, no sudeste da Ucrânia, nesta segunda-feira (31), matando uma...

“A Casa do Dragão” anuncia filmagens da 3ª temporada

A terceira temporada da série “A Casa do Dragão” já começou a ser filmada. A notícia foi dada pela atriz Emma D’Arcy, 32, caracterizada como...