Transtornos mentais: país tem maior número de afastamentos em 10 anos

Nova norma do governo busca reduzir transtornos mentais causados por sobrecarga, assédio e ambientes tóxicos, promovendo mais segurança e bem-estar no trabalho.

Abril Verde é um mês dedicado à conscientização sobre saúde e segurança no trabalho, um tema que se torna ainda mais urgente diante dos números alarmantes de afastamentos por transtornos mentais.

Em 2024, o Brasil registrou 472 mil casos desse tipo, um aumento de 68% em relação a 2023 e o maior número da última década, segundo o Ministério da Previdência Social.

Norma do governo visa diminuir transtornos mentais

Diante desse cenário, a Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) se torna uma ferramenta essencial para promover ambientes de trabalho mais saudáveis.

Sua recente atualização reforça a necessidade de prevenir o adoecimento mental, exigindo que as empresas adotem medidas contra fatores como sobrecarga de trabalho, assédio e ambientes tóxicos. Com isso, a NR-1 não apenas fortalece a cultura da prevenção, mas também contribui diretamente para a redução de afastamentos e para o bem-estar dos trabalhadores.

“A NR1 impõe um olhar mais atento à saúde mental no trabalho. Mas mais do que uma obrigação legal, as empresas precisam encarar essa mudança como uma oportunidade de transformar a cultura organizacional e promover um ambiente mais saudável”, ressalta a psicóloga Denise Milk.

A nova norma obriga as empresas a adotarem práticas que previnam o adoecimento mental dos colaboradores.

“A legislação é um passo importante, mas não é suficiente por si só. O que realmente fará diferença será a maneira como as organizações encaram essa mudança. A cultura empresarial e a atuação das lideranças são essenciais para garantir ambientes de trabalho saudáveis”, afirma a psicóloga.

Leia a reportagem completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Alexandre de Moraes age com apoio de sete dos 11 ministros do STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), não está agindo sozinho. A decisão sobre a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro contou...

Alexandre de Moraes, Alan Rick, Pacheco e Lula: o suposto acordo que calou o senador acreano

O senador acreano Alan Rick tem uma dívida de gratidão considerada impagável com o ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Foi ele quem interveio junto...

Plano está em andamento, mas governo espera recuo dos EUA, diz Tebet

Na véspera da entrada em vigor da tarifa de 50% sobre determinadas exportações do Brasil aos Estados Unidos, a ministra do Planejamento e Orçamento,...